Medalha Tiradentes, maior honraria da PMDF, é entregue a personalidades

O Colégio Militar Tiradentes foi palco da entrega da Medalha Tiradentes a personalidades de Brasília. A maior honraria da PMDF é um reconhecimento à prestação de serviços relevantes à segurança pública na capital do país.

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro.

O coronel Klepter Rosa Gonçalves, comandante-geral da PMDF, recepcionou as autoridades públicas, militares, parlamentares e agentes da sociedade civil. O governador Ibaneis Rocha participou da cerimônia junto com o comandante da PMDF, do secretário de segurança do DF e do presidente do TJDFT, além de outras importantes personalidades.

O comandante da PMDF disse que a solenidade faz parte da comemoração de 214 anos da corporação, completados no dia 13 de maio. “É importante destacar a relevância da relação entre polícia e comunidade para o bem-estar da capital. A construção de uma sociedade pacífica e segura depende em grande parte da confiança e parceria transparente entre as forças de segurança e todos os cidadãos. A polícia é uma extensão da comunidade e a comunidade é um pilar fundamental para o fortalecimento da segurança pública”.

O governador Ibaneis Rocha participou da cerimônia e entregou parte das medalhas. “Cada membro da sociedade desempenha um trabalho importante na manutenção e preservação da segurança pública. Reconhecer o trabalho de militares, autoridades, civis, é incentivar que o bem-estar da comunidade siga sendo prioridade”, disse. O chefe do Executivo foi condecorado com a Medalha Tiradentes em 2021.

O secretário de Segurança Sandro Avelar disse que reconhecer o apoio da comunidade é salutar. “Essa condecoração demonstra esse espírito integrador que nós temos que ter entre as forças de segurança pública, mas também com as demais forças de Estado e com a comunidade. É sempre uma satisfação ter a oportunidade de fazer esse reconhecimento a todos aqueles que nos ajudam no dia a dia.”

Dentre os homenageados o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, José Cruz Macedo; a secretária de educação, Hélvia Paranaguá; o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz; secretário de Família e Juventude, Rodrigo Delmasso; o diretor do Departamento de Trânsito do DF, Marcelo Portela Nunes; o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.


A Medalha Tiradentes também foi entregue para a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Otávio Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o diretor da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; a secretária da Mulher, Giselle Ferreira; o secretário de Relações Institucionais, Agaciel da Silva Maia; o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos; o secretário interino de Esporte e Lazer, Victor Lacerda; dentre outras personalidades.


Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília e Reprodução