Diretoria do STJD do Futebol toma posse em cerimônia no Conselho Federal da OAB

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol está sob novo comando. O advogado José Perdiz de Jesus e Felipe Bevilacqua de Souza foram empossados como presidente e vice-presidente, para a gestão 2023/2024, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, no dia 24 de maio. A cerimônia ocorreu durante o seminário Jurisports, promovido pela Academia Nacional de Direito Desportivo e presidida pelo advogado Terence Zveiter.

bernadetealves.com
Advogado Otávio Noronha passa presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol para o advogado José Perdiz

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol é o órgão autônomo, previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, custeado pela Confederação Brasileira de Futebol, que discute as legalidades do futebol no Brasil e julga os acontecimentos do esporte.

bernadetealves.com
Advogado Otavio Noronha passa a presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol para o advogado José Perdiz com os aplausos de Ana Moser e Ednaldo Rodrigues

Otávio Noronha, presidente que encerra a gestão no tribunal desportivo, abriu a sessão solene com agradecimentos à presença de cada convidado especial. Logo depois, chamou o novo presidente e vice-presidente para assinarem o termo de posse. Em discurso de despedida, o advogado Otávio Noronha relembrou a jornada como presidente do órgão.

bernadetealves.com
José Perdiz assume presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol

“Um ciclo da minha vida se encerra hoje. Tenho muito orgulho de ter presidido este tribunal desportivo. O sonho começou há 15 anos com o convite do então presidente Flavio Zveiter e de seu vice, Caio Rocha. Naquela época, tanto eu como o Paulo César Salomão Filho traçávamos planos e o desejo de dirigir a gestão deste tribunal, o que acabou ocorrendo”, falou Noronha.

bernadetealves.com
Otávio Noronha passa presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol para o José Perdiz

Otávio Noronha listou alguns desafios enfrentados durante a condução do cargo, como denúncias de doping, rebaixamentos conturbados de alguns clubes e suspensões de dirigentes, técnicos e jogadores. “Mas nada comparado à pandemia de Covid-19, que afetou a vida de todos nós de forma bastante trágica”.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha na posse de José Perdiz no comando do STJD do Futebol

Apesar do esporte paralisado com o vírus, o então presidente assegurou que o tribunal não deixou de funcionar. “Trabalhamos ininterruptamente para prestar a jurisdição sempre que provocada”, afirmou. O dirigente do STJD também mencionou as polêmicas envolvendo manipulação de resultado, o que coloca em cheque a integridade do futebol brasileiro. Ele acrescentou que não poderia se calar frente aos diversos casos de racismo no esporte, principalmente os recentes incidentes ocorridos na Espanha que vitimaram o atleta Vinícius Júnior. “Não existe nada mais baixo, repugnante e terrível”, declarou Otávio Noronha, que encerra a missão com reconhecimento.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do advogado José Perdiz no comando do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, no auditório do Conselho Federal da OAB

O novo presidente, advogado José Perdiz de Jesus, fez questão de elogiar o trabalho de Otávio Noronha na gestão anterior. “Durante um período muito difícil, ele administrou o tribunal com maestria e implantou um sistema digital para que a justiça esportiva não parasse. Ele retomou o futebol dentro do protocolo sanitário estabelecido pela CBF”.

bernadetealves.com
José Perdiz de Jesus assume presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, durante cerimônia muito prestigiada

Perdiz citou alguns desafios a serem enfrentados na nova etapa, como “as assombrosas notícias decorrentes de um violento ataque em série à lisura das competições, mediante a acusações e suspeitas de manipulação de jogos e apostas que tentam macular os resultados das competições nacionais.”

Prometeu que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, acompanhado por suas auditoras e auditores, procuradoras e procuradores, servidoras e servidores, está plenamente preparado para enfrentar todos os problemas que desafiam a instituição “futebol” neste momento.

bernadetealves.com
Ministra do Esporte, Ana Moser; durante posse do novo comando do STJD do Futebol

Afirmou que o tribunal atuará permanentemente no combate a esquemas de manipulação de resultados. “Este tribunal está plenamente preparado para enfrentar todos os problemas que desafiam a instituição futebol neste momento. Apresentaremos de forma eficaz respostas jurídicas efetivas”, prometeu Perdiz.

José Perdiz também fez um pacto pelo combate ao preconceito ao citar a injúria racial contra Vinicius Junior no Campeonato Espanhol. “É preciso encarar o racismo como o absurdo fenômeno social que é e tem reverberado no esporte de diversas formas: explícito, estrutural e em forma de piadas que não causam diversão”, afirmou. “O racismo também acontece nos nossos estádios e não são esporádicos”, lembrou, citando, ainda, a xenofobia, a violência psicológica e a violência nos estádios.  

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do advogado José Perdiz no comando do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol

“E de forma eficaz e rápida, o STJD apresentará respostas jurídicas efetivas, observando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, pilares que não podem ser desprezados mesmo diante da gravidade das condutas criminosas”. Disse que a Justiça no futebol não é um ato exclusivo ao território nacional. “A forma com que o crime organizado pratica ataques ao esporte está em todo o planeta – e ao mesmo tempo”. 

bernadetealves.com
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, na posse de José Perdiz no comando do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol

Perdiz também garantiu que não vai afrouxar o combate às brigas dentro das praças desportivas. “Não podem, de forma alguma, virar ambientes de desordem ou palco de batalhas que afastam as famílias, as torcedoras e os torcedores de verdade”. “Tempos difíceis se combatem com trabalho árduo e constante”, assegurou.

bernadetealves.com
Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional, durante posse do novo comando do STJD do Futebol

A cerimônia de posse contou com a presença de Terence Zveiter, presidente da Associação Nacional de Direito Desportivo (ANDD), da ministra do esporte, Ana Moser; do presidente da CBF; Ednaldo Rodrigues; governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa Veiga; os ministros do TST Sergio Pinto Martins, Amaury Rodrigues Pinto Junior, Evandro Pereira Valadão Lopes, Morgana de Almeida Richa, Alexandre Luiz Ramos, Douglas Alencar Rodrigues e Alexandre Agra Belmonte e o jurista Carlos Mário da Silva Velloso Filho, ex-ministro do TSE.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse da diretoria do STJD do Futebol no Plenário do Conselho Federal da OAB

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, destacou a importância de uma Justiça desportiva eficiente e imparcial para o desenvolvimento do esporte em nosso país. “O esporte tem o poder de unir pessoas, de transformar vidas e de promover valores como fair play, respeito e integridade”.

bernadetealves.com
Terence Zveiter, presidente da Associação Nacional de Direito Desportivo na posse de José Perdiz na presidência do STJD do Futebol

Também prestigiaram o evento: presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Jr; o membro honorário vitalício do CFOAB, Ophir Cavalcante; o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o ex-presidente do Flamengo e atual deputado federal pelo PSB-RJ Eduardo Bandeira de Mello; o deputado federal pelo MDB-CE Eunício Oliveira; advogados, familiares e amigos da nova diretoria do STJD do Futebol.

bernadetealves.com
Felipe Bevilacqua de Souza, vice-presidente e José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol
bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF Délio Lins e os advogados Cleber Lopes e Caio Barros, na posse de José Perdiz no comando do STJD do Futebol
bernadetealves.com
O presidente do STJD do Futebol, José Perdiz com a esposa Iana e os filhos Pedro e Luanna
bernadetealves.com
Rubens Lopes, Luiz Estevão, Ednaldo Rodrigues e Daniel Vasconcelos, na posse de José Perdiz na presidência do STJD do Futebol

Presidentes de federações também aplaudiram a nova Diretoria do STJD do Futebol, como Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro; Daniel Vasconcelos, presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal; Reinaldo Carneiro Bastos em São Paulo, Rubens Angelotti em Santa Catarina e Milton Dantas em SE, que esteve acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJD/SE), André Luís Costa Barros, e do membro do STJD e ex-presidente do TJD/SE, Ramon Rocha e o ex-volante Mauro Silva, campeão da Copa de 1994 nos Estados Unidos.

bernadetealves.com
Rodrigo Capella, Rubens Angelitti e Claudio Gomes na posse do novo comando do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol
bernadetealves.com
Gabriel Casas, Vivian Casas, José Perdiz, Valeria Casas, Luanna Perdiz e Mateus Casas
bernadetealves.com
José Francisco Mansuri, José Luiz Ferrarezi e Guilherme Alcântara na posse de José Perdiz na presidência do STJD do Futebol
bernadetealves.com
Anália Tristão e Mauro Marcelo de Lima e Silva na posse de José Perdiz no comando do STJD do Futebol
bernadetealves.com
O presidente do STJD do Futebol, José Perdiz de Jesus com Andrei Cavalcanti e Rebeca Moreno

Fotos: OAB/Nacional e Reprodução