UnB conquista 1º lugar no ranking internacional entre universidades federais

bernadetealves.com
Universidade de Brasília fica em 1º lugar entre universidades federais em ranking internacional de 2023

A Universidade de Brasília ficou em primeiro lugar entre as instituições de ensino federal em um ranking internacional chamado Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact ). Trata-se de uma tabela de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas(ODS).

A UnB disputou o ranking internacional com 1.591 universidades de 112 países. Os indicadores avaliados são: pesquisa, divulgação e administração.

bernadetealves.com
UnB conquista 1º lugar no ranking internacional entre universidades federais em 2023

A UnB alcançou 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

  1. Erradicação da pobreza
  2. Redução das desigualdades
  3. Paz, justiça e instituições eficazes
  4. Parcerias e meios de implementação
  5. Saúde e bem-estar
  6. Educação de qualidade
  7. Trabalho decente e crescimento econômico

Com isso a Universidade de Brasília ficou em primeiro lugar entre as 25 instituições federais relacionadas. Esta é a quinta edição do Impact Rankings e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 1º de junho.

A Universidade manteve o primeiro lugar entre as 25 instituições federais relacionadas. Mesmo com um aumento de mais de 13% de instituições participantes no ranking mundial, a UnB manteve a posição 201-300 entre as 1.591 instituições avaliadas no mundo.

A reitora Márcia Abrahão comemorou a conquista. “São bons resultados que mostram o compromisso da nossa comunidade com a qualidade de ensino, pesquisa e extensão, mesmo com os inúmeros cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos”.

bernadetealves.com
UnB fica em 1º lugar entre universidades federais em ranking internacional de 2023

“É muito importante vermos a UnB com essa relevância nacional e internacional em um tema tão sensível e relevante quanto os ODS. O trabalho desenvolvido por DPO [Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional], BCE [Biblioteca Central] e FCI [Faculdade de Ciência da Informação] em mapear os dados dos ODS na UnB para o THE Impact foi extremamente competente, o que se reflete na classificação da nossa Universidade como a 1ª entre as federais do Brasil”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.

Parabéns à UnB pelo compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável e empenho da reitoria, docentes, técnicos e estudantes.

Fotos:  Luis Gustavo Prado/Secom UnB e Reprodução