Brasília sedia 1° Encontro Liberdade para Empreender – Edição Centro-Oeste

O 1° Encontro Liberdade para Empreender – Edição Centro-Oeste foi promovido pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Nacional), da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e pela Federação das Associações Comerciais do DF (FACIDF), reuniu em Brasília cerca de 300 mulheres de negócios e autoridades ligadas ao empreendedorismo feminino.

Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura recebeu a primeira-dama do DF, a advogada Mayara Noronha Rocha, Beatriz Guimarães, presidente do CMEC do Distrito Federal; Margarete Coelho, diretora de administração e finanças do Sebrae Nacional; Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF; Herriete Cedraz, presidente do CMEC-BA; Melca Farias, conselheira do CMEC e presidente da Associação Comercial da Paraíba; Mônica Monteiro, diretora executiva do grupo Bandeirantes; Izabel Mendes, presidente do CMEC Minas Gerais; Simone Fontes, presidente do CMEC Espírito Santo; conselheiras do CMEC Nacional, empresárias e líderes femininas da capital federal.

A iniciativa do CMEC Nacional tem como objetivo o fortalecimento do empreendedorismo feminino para que as mulheres possam ter resultados efetivos nos seus empreendimentos. O encontro em Brasília proporcionou o aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento, estimulou o empreendedorismo, promoveu network e a realização pessoal e profissional.
A presidente do CMEC Nacional, Ana Claudia Cotait, disse que o evento tem o intuito de despertar nas mulheres a liberdade para que elas sejam gestoras de suas próprias vidas. “Liberdade para elas serem administradoras dos seus próprios negócios e investimentos, liberdade para empreender, para voar, para fazer o que quer e onde quiser.”

Ana Claudia Badra Cotait falou da alegria em trazer para Brasília evento já consolidado em São Paulo. “Me sinto muito emocionada e feliz, porque Brasília hoje não é mais uma cidade só política, é uma capital empreendedora. Nós temos grandes mulheres empreendedoras e empresárias. Esse evento só tem a agregar e conectar pessoas”.

Beatriz Guimarães, presidente do CMEC/DF e vice-presidente do Conselho no Centro-Oeste, disse que o Distrito Federal ganha mais seis conselhos, localizados nas cidades Novo Gama, São Sebastião e Taguatinga. No mês de junho, serão contempladas as cidades de Itapuã, Jardim Botânico, Lago Sul, Paranoá e Valparaíso. “Essa expansão prova que Brasília não vive só da Esplanada, mas que tem mulheres empresárias e que geram emprego”.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou a atuação e a importância dos projetos locais. “Queremos desenvolver nossas regiões administrativas e, por isso, o Sebrae no DF vai continuar com essa parceria. Projetos como esse resgatam mulheres em condição de vulnerabilidade e fortalecem a política e a economia. Por meio do empreendedorismo e com o apoio do Governo do Distrito Federal, podemos trabalhar em prol de políticas públicas que alcancem nossas empreendedoras”.

A edição contou com três painéis, entre eles, Cenários e Investimentos, ministrado por Guilherme Pini, head do BTG Pactual; O Poder da Comunicação, apresentado pela educadora Cíntia Chagas, e A Mulher e o Dinheiro — Entendendo os Vieses, ministrado pela psicóloga Regina Politi. O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), defensor da micro e pequena empresa, ministrou palestra sobre empreendedorismo feminino.

O evento reuniu empreendedoras de todos os segmentos para troca de experiências e busca de oportunidades de crescimento nos negócios. Essa união de forças possibilita novas parcerias e mais visibilidade ao trabalho e liderança da mulher.

O “Liberdade para Empreender” promoveu união, conexão e uma experiência única de networking, além de oferecer debates de temas relevantes entre as pequenas, médias e grandes empresárias do DF e profissionais liberais.


Ao término do encontro, as participantes e organizadores confraternizaram e brindaram o poder da mulher nos negócios no espaço Villa Rizza, no Clube Monte Líbano no dia 30 de maio.



Fotos: Edgar Marra e Reprodução