Lula visita seleção feminina de futebol e defende igualdade de condições com o masculino

bernadetealves.com
Presidente Lula acompanha treino da Seleção Brasileira de futebol feminino em Brasília e deseja sorte na Copa do Mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste sábado (1º) as jogadoras da seleção brasileira feminina durante treino no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A seleção faz um amistoso na capital neste domingo (2), como preparativo para a Copa do Mundo, que vai ser disputada neste mês na Austrália e Nova Zelândia.

Lula estava acompanhado primeira-dama, Janja da Silva , da ministra do Esporte, Ana Moser e do ministro das Comunicações Paulo Pimenta.

bernadetealves.com
Presidente Lula defende Mundial Feminino no Brasil em 2027

O presidente defendeu a igualdade de condições entre o esporte masculino e o feminino e afirmou que é preciso um trabalho de conscientização da sociedade e relatou que sonha em ver estádios cheios no futebol feminino.

“Nós precisamos garantir a pratica de esporte para as mulheres na mesma proporção e na mesma quantidade que os homens já tiveram na vida”, afirmou o presidente. “A gente vai evoluindo. Eu sonho que um dia o futebol feminino possa lotar os estádios como o futebol masculino. É um trabalho de politização da sociedade, um trabalho de divulgação. É um trabalho de convencimento”.

bernadetealves.com
Lula acompanha treino da Seleção Brasileira de futebol feminino, em Brasília, e ganha camisa autografada

O presidente disse acreditar que uma nova Copa do Mundo, desta vez feminina, teria menos rejeição na sociedade, porque demandaria menos investimento, uma vez que a infraestrutura construída para a Copa de 2014 seria reutilizada. “Dessa vez parece que vai ser mais fácil, porque a gente não tem mais que gastar dinheiro pra fazer estádio”.

bernadetealves.com
Lula e Janja visitam a seleção feminina de futebol e desejam sorte na Copa do Mundo

A ministra Ana Moser defendeu que seja declarado ponto facultativo nos dias de jogos da seleção feminina na Copa, assim como acontece com os dias de jogos da seleção masculina.

“Vamos tentar fazer aí ponto facultativo. Quando tem jogo do masculino não tem folga? Vamos tentar fazer isso também aqui, para tentar fazer com vocês dentro da mesma importância. É um novo tempo”, defendeu a ministra.

Abertura da Copa do Mundo

bernadetealves.com
Primeira-dama Janja da Silva faz “tabelinha” de cabeça com a jogadora Marta, no Mané Garrinha em Brasília

O Mundial começa em 20 de julho (quinta-feira), às 4h (horário de Brasília). A seleção fará sua estreia quatro dias depois – uma segunda-feira – às 8h, contra o Panamá, na cidade de Adelaide, em jogo pelo grupo E. As demais partidas da primeira fase do Mundial serão contra a França, no dia 29 em Brisbane (Austrália), e contra a Jamaica em 2 de agosto.

Fotos: Reprodução