FAB homenageia Pai da Aviação durante cerimônia de troca da Bandeira Nacional

bernadetealves.com
FAB homenageia Pai da Aviação durante cerimônia de troca da Bandeira Nacional

A tradicional cerimônia de troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, deste domingo 2 de julho, esteve a cargo da Força Aérea Brasileira. A bandeira do Brasil, que pesa cerca de 90 quilos, é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene, considerada uma atração turística na capital brasileira.

Esta troca é de responsabilidade alternada da Marinha, Exército, FAB e Governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Neste mês de julho, a cerimônia ficou a cargo da FAB que aproveitou a oportunidade para homenagear o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, pelos 150 anos de nascimento.

bernadetealves.com
Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, durante solenidade de troca da Bandeira Nacional, em Brasília

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e contou com a presença do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro dos Santos; Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; Oficiais-Generais da FAB, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de Adidos militares e autoridades civis. 

O ato solene iniciou com uma salva de 21 tiros de canhão, desfile da tropa da Força Aérea Brasileira, hinos e outras canções embaladas pela Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB), e sobrevoos das aeronaves F-5, F-39 Gripen, KC-390 Millennium e A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

bernadetealves.com
Força Aérea Brasileira coordena substituição da Bandeira Nacional com homenagem a Santos Dumond

O Comandante da Aeronáutica expressou sua satisfação em homenagear o Pai da Aviação. “Santos Dumont era um grande herói nacional com uma projeção muito grande. Nesse momento, ele representa a união que todos nós queremos para o nosso país e a figura dele é de uma pessoa preocupada com o ser humano, grande idealista, grande construtor, grande gênio”.

O Oficial-General lembrou do fato de Santos Dumont não ter patenteado suas invenções, a exemplo da obra Deimoselle, tamanha era sua preocupação em deixar um bem para a humanidade. “Viva Santos Dumont! Viva o nosso país!”, celebrou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, agradecendo o público presente na Praça dos Três Poderes.

bernadetealves.com
Força Aérea Brasileira realiza cerimônia de substituição da Bandeira Nacional com homenagem a Santos Dumond

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, falou sobre a relevância do evento. “A Troca da Bandeira é um evento cívico muito importante para todo cidadão brasileiro, pois homenageamos nosso principal símbolo que é a Bandeira Nacional, mas nesse ano de 2023 ganha um vulto maior porque comemoramos, nesse mês de julho, os 150 anos de Santos Dumont. Então é de grande importância esse momento! Uma grande festa que podemos proporcionar para a população de Brasília!”.

bernadetealves.com
Cerimônia de troca da Bandeira Nacional é realizada pela Força Aérea Brasileira com sobrevoos de aeronaves

A cerimônia foi encerrada com chave de ouro. A Esquadrilha da Fumaça (EDA), tão amada pelos brasilienses, enfeitou o céu da Capital Federal. Três Embraer A-29 da Esquadrilha da fumaça fizeram um show à parte.

bernadetealves.com
KC-390 sobrevoa na configuração de Reabastecimento em voo (REVO) em ala com os caças Gripen e o F-5, durante cerimônia em homenagem ao Pai da Aviação, em Brasília

O público teve a oportunidade de conferir réplicas em tamanho real de aeronaves, como do 14-Bis e do caça F-39 Gripen, além de interagir com os personagens infantis Fabinho e Dumontzinho e atores que representaram personagens da época de Santos Dumont.

bernadetealves.com
Apresentação de aviões Embraer A-29 da Esquadrilha da fumaça, durante cerimônia de troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes
bernadetealves.com
FAB realiza substituição da Bandeira Nacional com homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumond
bernadetealves.com
Força Aérea coordena substituição da Bandeira Nacional com homenagem a Santos Dumond e apresentação da Esquadrilha da Fumaça

O Sargento Amilcar Messias Acrizio, que pertence ao efetivo da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) e que representou Santos Dumont durante uma encenação promovida pela Oficina de Atores de Brasília, falou sobre o sentimento de retratar um dos maiores ícones da aviação mundial. “Ser escolhido para interpretar Santos Dumont em seu Sesquicentenário de nascimento tem sido um presente honroso e surpreendente, que trouxe com ele uma gama de desafios. Reviver uma figura tão icônica e detentora de uma história épica requer não só uma pesquisa profunda como também uma contextualização de indumentária, comportamento e linguagem adequada para a época“, disse o Sargento Amilcar Messias Acrizio.

bernadetealves.com
Aeronáutica realiza a substituição da Bandeira Nacional com homenagem a Santos Dumont, na Praça dos Três Poderes

A exposição fez parte uma série de eventos que festejam os 150 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira. Um balão dirigível sobrevoou o céu de Brasília em homenagem a Santos Dumont. O balão, com 33 metros de comprimento, 6 metros de diâmetro e equipado com um motor de 16 HP, iniciou o percurso na Praça dos três Poderes, contornou a Torre de TV e em seguida pousou no mesmo local de partida.

Segundo a FAB o ato realizado faz alusão ao dia 19 de outubro de 1901, data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont confirmou ao mundo a dirigibilidade dos balões. Naquele dia, ele voou com sucesso no Parc Saint Cloud, em Paris, e venceu o prêmio Deutsch de La Meurthe, após realizar um percurso de 11 quilômetros em menos de 30 minutos.

bernadetealves.com
Réplica em tamanho real do 14-Bis, na Praça dos Três Poderes, durante troca da Bandeira Nacional em homenagem a Santos Dumond

A exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação” conta com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A exposição com 150 imagens fica aberta até o dia 30/07, no Salão Negro do Congresso Nacional, e os visitantes terão uma oportunidade única de viajar pela vida, obras e valores de Alberto Santos Dumont.

Fotos: Gabriel Benevides, Sargento Monica e Sargento Viegas / CECOMSAER