Avós: sabedoria do mundo e sustentação da dinâmica familiar

bernadetealves.com
Avó: amor sem medida, cuidado e sabedoria

Celebramos neste 26 de julho o Dia dos Avós. Não é fácil descrever a importância dos avós na vida dos netos. Primeiro porque eles são fontes de apoio emocional às crianças e adolescentes. Segundo porque ajudam no desenvolvimento dos jovens, a partir da transmissão de valores familiares e culturais. O convívio com avós são momentos cheios de sabedoria, afeto e amor e nos lembram do quanto a presença deles marca profundamente nossa vida.

O dia 26 de julho foi escolhido  por referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da Mãe do Salvador. O Dia dos Avós começou a ser festejado em Portugal e se popularizou no Brasil para homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

Em 2021 foi comemorado em 26 de julho, o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, data instituída pelo Papa Francisco. Este ano, a data tem como tema “A sua misericórdia se estende de geração em geração”.

bernadetealves.com
Francisco pede vínculo sincero entre jovens e idosos “para que a seiva daqueles que têm uma longa experiência de vida alimente os brotos de esperança daqueles que estão crescendo”

Conclamando a um “um novo vínculo entre os jovens e os idosos”, o papa Francisco celebrou o terceiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com uma missa, no domingo, na Basílica de São Pedro. A velhice é um “tempo abençoado”, afirmou o Papa em sua homilia, “porque é tempo de reconciliação, tempo de olhar com ternura a luz que brilhou apesar das sombras, confiantes na esperança de que o bom trigo semeado por Deus prevalecerá sobre o joio com o qual o diabo quis atormentar nossos corações”.

bernadetealves.com
Papa Francisco celebra o Dia dos Avós ao lado de um neto com a avó, na Basílica São Pedro

“Quanto precisamos de um novo vínculo entre jovens e velhos”, disse Francisco, “para que a seiva daqueles que têm uma longa experiência de vida alimente os brotos de esperança daqueles que estão crescendo. Neste fecundo intercâmbio podemos aprender a beleza da vida, construir uma sociedade fraterna e, na Igreja, ser capazes de nos encontrarmos e dialogarmos entre a tradição e a novidade do Espírito”.

Santa Ana e São Joaquim: uma história de fé

bernadetealves.com
Santa Ana e São Joaquim: avós de Jesus e pais da Mãe do Salvador são celebrados em 26 de julho

A vida de Ana e Joaquim é pouco conhecida, nem a data de nascimento e morte dos dois se sabe. Há poucos dados biográficos, porém o exemplo de fé que eles deixaram no mundo é tão marcante que é propagado até os dias atuais.

As referências que chegaram até nós sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Joaquim era descendente da família real de Davi e era um homem de posses e bem situado na sociedade. 

Ana e Joaquim moravam em Jerusalém. O casal não teve filhos durante 20 anos. Naquela época, para os judeus, não ter descendente era sinal da falta de bênção de Deus. Certo dia, ao levar suas ofertas ao Templo, Joaquim foi repreendido por um homem pelo fato de não ter filhos. Por esta razão ele não tinha o direito de apresentar as ofertas.

Joaquim ficou transtornado com as palavras do homem e decidiu retirar-se para o deserto. Durante 40 dias e 40 noites, ele suplicou a Deus, entre lágrimas e jejuns, que lhe desse descendentes. Ana também passou esse tempo em orações, pedindo a Deus a graça da maternidade. Deus ouviu as preces dos dois e um anjo apareceu a eles, avisando que iriam se tornar pais.

bernadetealves.com
Santa Ana e Maria, Mãe do Salvador

Segundo a tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Ana deu à luz uma linda menina à qual o casal colocou o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”.

O casamento deles representava a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus. O sofrimento de Ana tinha ficado para trás. E daquela que todos diziam ser estéril nasceu Nossa Senhora, a mãe do Salvador.

Maria foi levada para um templo, onde foi educada e residiu até ficar noiva de José. Ela aprendeu desde nova as palavras sagradas relacionadas à Casa de Davi, que era um tesouro que circulava pelos membros da família. Também compreendeu que uma vida dedicada a Deus é mais prazerosa que não ter rumo algum e que, um dia, o Messias chegaria na Terra.

Ana e Joaquim são de fundamental importância na História da Salvação. Não só pelo nascimento de Maria, mas também pela formação que deram à futura Mãe do Salvador.

Oração para proteção dos avós

“Senhor por intercessão de Santa Ana e São Joaquim lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna Contigo. Senhor Jesus, peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada. E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença. Senhor por intercessão de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades. Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama. Amém.”

Fotos: Reprodução