Ipês amarelos dão cor e vida ao inverno de Brasília e encantam pela exuberante florada

A florada dos ipês-amarelos colorem o inverno seco de Brasília. Quanto mais frio e seco for a estação, maior será a intensidade das flores. Essa beleza dourada costuma florescer a partir do final de julho até setembro.

Os ipês dão cor e vida a capital do país durante a estiagem. O espetáculo anual é esperado ansiosamente pelos brasilienses. As árvores floridas mudam a paisagem e transformam os passeios em experiências turísticas.

O céu azul, nosso mar, ganha mais vida quando se enfeita com o amarelo ouro dos ipês e atrai todos os olhares. E não basta apreciar, as pessoas gostam também de fotografar. Esse sentimento é tão forte que o ipê amarelo foi escolhido para simbolizar o Governo do Distrito Federal e Brasília se tornou a Capital dos Ipês.

O Ipê é nativo do cerrado, mas é possível encontrar além do Distrito Federal, nos estados de Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quando em flor é uma árvore muito bela, um grande espetáculo da natureza que colore Brasília em pleno inverno seco e quente.



A florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.
Possuem flores hermafroditas livres ou em tríades levemente perpendicular, unidas em conjuntos em formato de umbela no final dos ramos. O cálice e a corola tem forma tubular com cinco lóbulos. Por causa de sua beleza, atraem insetos e vertebrados como abelhas e pássaros, especialmente beija-flores que tem papel fundamental na polinização. As sementes são espalhadas pelo vento.

O Ipê amarelo do cerrado, é também conhecido por Ipê cascudo, Ipê do morro. É mais característico de região do Cerrado, porém comum em campos abertos também em outras regiões do país. A árvore é usada em paisagismo urbano, preferida pela precocidade da floração amarelo-ouro muito atrativa e ornamental e pelo porte não tão alto.

Árvore de médio porte, 4 a 8 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado. Folhas digitadas com cinco folíolos, mais duros e coriáceos. As flores são amarelas em cachos. Vagem bipartida de 20 cm, marrom claro e coberta de pelos, que se abre liberando sementes com asa transparente. Germinação fácil, desenvolvimento rápido.

O Distrito Federal é um celeiro de ipês de todas as cores graças a Novacap. As sementes desta espécie de árvore são coletadas no Distrito Federal e também no Entorno. Depois do plantio, as equipes da Novacap acompanham o desenvolvimento das espécies para prevenir o aparecimento de pragas e fungos.

Segundo o Departamento de Parques e Jardins da Novacap, quando as mudas completam três anos, com porte de 80 cm a 1,5 m, elas deixam os viveiros para serem plantadas em todo o Distrito Federal.




Fotos: Leo Caldas, Gustavo Di Angellis e Bernadete Alves