Câmara Legislativa homenageia a advocacia do DF com Moção de Louvor

A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de Sessão Solene em homenagem a Advocacia do DF. A cerimônia proposta pelo deputado Jorge Vianna reuniu profissionais da área jurídica e autoridades políticas para celebrar a contribuição valiosa dos advogados por uma sociedade mais justa e igualitária.
A entrega de “Moções de Louvor” reafirmou o compromisso dos profissionais da advocacia em defender os direitos individuais e coletivos, garantindo o devido processo legal e a aplicação imparcial das leis.

A mesa foi composta pelo deputado Jorge Vianna, autor da homenagem e presidente da Sessão Solene, Délio Lins e Silva Jr. , presidente da OAB/DF, Roberta Queiroz, secretária-geral adjunta da OAB/DF, deputado Pastor Daniel de Castro, deputado Thiago Manzoni, Conselheira da OAB/DF Desirée Gonçalves de Sousa, e a advogada e ativista Patricia Luiza Moutinho Zapponi.

O deputado Jorge Vianna expressou seu respeito e admiração pela classe dos advogados. “Alguns dizem que os advogados defendem o crime. Isso está errado. O advogado não só defende o direito do cidadão, mas garante a constituição e o cumprimento da lei”.

Jorge Vianna enalteceu a história de perseverança de cada profissional da advocacia. “Sei que todos aqui têm uma história e nada mais justo que recebam homenagem nesta casa”. Aqui é uma “casa do povo” e “vocês são os guardiões do que nós fazemos, as leis”. “Mesmo sendo da enfermagem, reconheço a importância desta profissão tão essencial para a sociedade — a advocacia.”

O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., falou da importância do trabalho de advogadas e de advogados e destacou duas conquistas relevantes para o setor jurídico. A primeira vitória citada foi a Lei do Piso Salarial, que ele ainda na jovem advocacia trabalhou pela sua aprovação e implantação. “Apesar dos desafios contínuos na fiscalização e do descumprimento ocasional, hoje temos um piso salarial para a advocacia. Conseguimos aprovar o projeto em apenas uma semana, o que me encheu de orgulho no meu primeiro mandato na OAB Jovem”.

Délio Lins celebrou a implementação da advocacia dativa no Distrito Federal, a mais recente conquista de sua atual gestão: “A advocacia dativa beneficia a sociedade, os profissionais, o judiciário e todos os envolvidos. Agora, os advogados são remunerados, auxiliam o Judiciário e beneficiam a sociedade, proporcionando mais um meio de acesso à Justiça. Este é um trabalho do qual me orgulho profundamente, assim como todos nós, e passou por esta casa legislativa”.

O presidente da OAB/DF destacou as mais recentes atuações da OAB/DF em defesa de direitos fundamentais dos cidadãos e das prerrogativas dos profissionais. “Formamos várias comissões, fortalecemos nossas prerrogativas e temos orgulho das ações realizadas desde então”.

A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, disse que “a advocacia é a verdadeira responsável pela concretização e proteção dos direitos. São os advogados e as advogadas que realmente moldam esses precedentes com suas atuações diárias”.


Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro e Thiago Manzoni, destacaram a relevância do exame da ordem para a manutenção dos padrões éticos e profissionais na advocacia, além da posição essencial dos advogados como o primeiro contato para muitos cidadãos em sua busca por justiça e proteção legal.

O deputado Pastor Daniel de Castro disse que o advogado é indispensável para o exercício da justiça. “São 7 milhões de bacharéis no Brasil. Imaginem toda essa quantidade de pessoas dentro da OAB se não tivéssemos o exame da ordem”.

O deputado Thiago Manzoni, disse o advogado representa o primeiro acesso à justiça. “As pessoas, antes de buscarem a justiça, batem na porta de um advogado. Por isso hoje é um dia de festa, de celebrar a importância da advocacia”.

O advogado Erick Gustavo, presidente de Águas Claras, falou em nome das Subseções, e também assinalou as ações da OAB/DF pela defesa das prerrogativas e entende que a Ordem deve seguir atuando, firmemente, pelos direitos de pessoas detidas e pela prestação de serviços da advocacia para “cumprimento do devido processo legal”.




A cerimônia foi prestigiada por mais membros da diretoria da OAB/DF, como o secretário-geral Paulo Maurício Siqueira, e por presidentes de Comissões, como Idamar Borges (Direitos Humanos), Gilbert Di Angellis (Empreendedorismo Jurídico), Eduardo Vieira (Direito Empresarial), Aline Torres (Direito do Consumidor) e Érika Siqueira (Gestão de Escritório), além de conselheiros seccionais, a exemplo de Desirée Gonçalves de Sousa e Patrícia Garrote, advogadas destaques como Thais Riedel Zuba e estudantes de Direito.







As “Moções de Louvor” foram entregues aos profissionais que se dedicaram em defesa da sociedade e ao final teve confraternização oferecida pelo gabinete do deputado Jorge Vianna.


Fotos: Wilter Moreira e OAB/DF