Dia de celebrar o Palácio da Justiça, uma das relíquias do Patrimônio Histórico

É celebrado neste 17 de agosto, o Dia do Patrimônio Histórico Nacional e o Palácio da Justiça Raymundo Faoro, sede do Ministério da Justiça, do Governo Federal do Brasil, faz parte do acervo brasileiro. Um importante e imponente monumento na Esplanada dos Ministérios.

O monumento reúne tudo que seu arquiteto amava: ilusão de ótica, linhas curvas, famosos arcos e concreto. Por isso é composto de vidros que refletem a luz e o sol, as cascatas, as plantas e jardins tropicais.



O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e integra o Conjunto Urbanístico de Brasília e é legalmente protegido em três instancias: Unesco, Governo do Distrito Federal e IPHAN. O Palácio da Justiça é protegido também pelo Tombamento do IPHAN, que resguarda as edificações mais representativas de Oscar Niemayer em Brasília, como reconhecimento da importância e significado da obra do arquiteto no conjunto tombado.

Em 2003 o monumento passou a ser chamado de Palácio da Justiça Raymundo Faoro em homenagem ao jurista falecido naquele ano.
Desde 1998, o Brasil comemora o Dia do Patrimônio Histórico, uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. A data foi criada em 1998, centenário de nascimento de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Nos artigos 215 e 216, a Constituição Federal reconhece a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, além de estabelecer as formas de preservação desse patrimônio: o registro, o inventário e o tombamento.

Os patrimônios podem ser materiais, como objetos e construções, ou imateriais, como rituais e costumes. Entre os últimos estão a roda de capoeira, o frevo e o Círio de Nazaré.
Já os exemplos de patrimônios históricos materiais brasileiros são a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, e a Estação da Luz, em São Paulo.

Segundo a Unesco, o Brasil é o 13º país no ranking com maior número de patrimônios da humanidade. São 22 bens tombados, em 17 estados.
Os monumentos, as cidades históricas, as paisagens, as festas e as tradições são importantes heranças, porque compõem a identidade cultural e histórica, base sobre a qual se constrói uma Nação.

Viva a cultura de nossa gente !
Fotos: Reprodução