Palácio do Itamaraty recebe obra “O Pássaro”,de Marianne Peretti

O Palácio do Itamaraty recebeu uma obra de arte de Mariane Peretti, a única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer na construção de Brasília.
A escultura de bronze denominada “O Pássaro” foi entregue pela filha da artista, Isabela Peretti, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante cerimônia ocorrida no dia 16 deste mês. Segundo Isabella esse era “um desejo da mãe”.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a incorporação da primeira obra da vitralista Marianne Peretti à coleção do Palácio Itamaraty foi uma vontade manifestada em 2017 pela artista.
Obras de Marianne Peretti

Entre as obras criadas por Marianne Perreti em Brasília, estão os vitrais da Catedral Metropolitana, o painel lateral do prédio do Panteão da Pátria, os vidros do Superior Tribunal de Justiça e o vitral da capela do Palácio do Jaburu . Além dos vitrais, a artista criou esculturas, trabalhos em design e desenho.

Marianne Peretti nasceu em Paris, filha de mãe francesa e pai pernambucano. Em 1953 se mudou para São Paulo, após se casar com um inglês que trabalhava na capital paulista. Anos depois, escolheu morar em Olinda. Dizia ser parte francesa e parte pernambucana.
Também há obras da artista em prédios de Oscar Niemeyer em outras partes do Brasil e do mundo: na sede da revista Manchete, no Rio de Janeiro, no Edifício Burgo, em Turim, na Itália, e na Maison de la Culture du Havre, em Le Havre, na França. Em Paris, está exposto seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire.
Marianne Peretti morreu em 2022, no Recife, aos 94 anos.
Fotos: Divulgação/Gustavo Magalhães/MRE, Wilson Dias/Agência Brasil e Breno Laprovitera