Corpo de Bombeiros do DF entrega Comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II

A Academia de Formação de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi palco da entrega da Comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II do CBMDF, no dia 24 deste mês. A Comandante da Corporação Mônica de Mesquita Miranda, presidiu o ato solene de entrega da comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, cujo grau Comendador é considerado a maior honraria do CBMDF.

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Governadora do Distrito Federal Celina Leão, o Deputado Distrital Roosevelt Vilela, o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Dr. Sandro Torres Avelar, o Presidente do TRE DF Desembargador Roberval Belinati, o presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, Comandante da PMDF, coronel Adão Teixeira de Macedo, procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, o Secretário Executivo da SSP DF Alexandre Rabelo Patury, a Coronel Ana Paula Barros Habka, Subcomandante da PMDF, dentre outras personalidades.


A medalha Dom Pedro II, foi instituída no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal por meio do Decreto nº 24.275 de 08 de dezembro de 2003. A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II”, é uma homenagem ao sétimo filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Nascido em 02 de dezembro de 1825, Dom Pedro II foi criador do Corpo de Bombeiros da Corte, primeiro Corpo de Bombeiros Brasileiro e o embrião do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, tornando por esses méritos, Patrono da Corporação.


A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II” destina-se a agraciar bombeiros militares que tenham prestado notáveis serviços à corporação, ao DF ou ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, bem como militares das Forças Armadas e demais instituições militares que, pelos serviços prestados, tenham se tornado credores de homenagem.
A honraria é destinada ainda a cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; e a organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornado credoras da homenagem especial.

A coronel Mônica de Miranda Mesquita, comandante do CBMDF, disse que a condecoração é um símbolo de honra para a história dos agraciados. “Os senhores são merecedores pelas atuações relevantes na sociedade. A influência de suas ações será duradoura, nossa caminhada não acaba aqui. Sempre cumpriremos com excelência nossas obrigações”.

A comandante falou que a Ordem do Mérito é uma forma de agradecer as boas parcerias. “A nossa corporação é a bem mais quista, segundo as pesquisas, mas ela não faz tudo sozinha. Ela faz com um grupo de amigos que apoiam, ajudam e que torcem por nós. A medalha Ordem do Mérito Dom Pedro II traz uma alegria muito grande e uma gratidão imensa a todos aqueles que colaboraram com a nossa corporação”.

A Vice-Governadora do DF, Celina Leão, afirmou que a Segurança Pública está comprometida para manter o controle e a paz, elogiando cada autoridade homenageada que colabora com tudo isso. Todos os agraciados ganharam uma medalha para celebrar este grande marco em suas carreiras.

O Coronel Adão Teixeira de Macedo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF),falou da satisfação de ser homenageado e que a condecoração fortalece e reconhece o trabalho da Corporação. “Fico muito contente, me sinto em casa. A Polícia Militar tem uma relação muito boa com o Corpo de Bombeiros, e isso ajuda a fortalecer as forças de segurança”, disse o Comandante-Geral.

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, pregou união entre todas as forças de segurança para a construção de um país melhor. “Estão todas as forças vinculadas ao DF, e isso é necessário, o apoio de cada um. Assim como precisamos do suporte da nossa população. Segurança Pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos”, disse o Secretário. Ele ainda reforçou o orgulho de ter participado da solenidade.

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, foi homenageado nesta quinta-feira, 24 de agosto, com a Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A comenda foi entregue pelo subcomandante-geral da corporação, coronel Evandro Tomaz de Aquino, em solenidade presidida pela comandante-geral do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda, no Palácio Imperador Dom Pedro II na Asa Sul.

“Ser agraciado em homenagem prestada por instituição tão relevante ao Distrito Federal é uma grande honra. É um reconhecimento que nos motiva a prosseguir na missão de prestar um serviço de excelência na proteção da sociedade e na defesa dos seus direitos”, destaca Georges Seigneur.

Dentre os agraciados estava o Comandante do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias. Para o coronel Farias, a participação dele na entrega da Ordem do Mérito Dom Pedro II tem duplo motivo de alegria, já que, há 23 anos, ele estava concluindo ali o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

“Vem muitas boas memórias daqui e é um orgulho receber essa comenda. Saber que, pela formação, hoje, estou representando o estado na função de comandante-geral é muito bacana, mas não é só a mim, também têm os demais militares da nossa corporação com uma história com o CBMDF, que é para nós um berço. Muitos passaram por aqui em algum momento na formação ou aperfeiçoamento”, disse o agraciado coronel Carlos Eduardo Farias.


Também foram homenageados o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e o deputado federal tenente Pedro Doshikazu Pianchão Aihara.




Fotos: Reprodução