Hospital da Criança de Brasília recebe certificação internacional em oncologia

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) obtém reconhecimento internacional em oncologia da St Jude Global Alliance, instituição dos Estados Unidos. A certificação internacional Profile (Pediatric Oncology Facility Integrad Local Evaluation) no segmento de oncologia foi entregue para a diretora técnica do hospital, Isis Magalhães, durante a reunião da St Jude Global Alliance.
O Hospital de Brasília participa de colaboração internacional que busca aumentar a sobrevida de câncer infantil por meio do acesso ao cuidado, qualidade da assistência e integração em políticas públicas, desde 2018.
Uma das ferramentas aplicadas é o Profile, metodologia de avaliação que considera questões como o contexto nacional local do hospital avaliado, recursos disponíveis, desfecho de casos e integração da equipe para diagnosticar os pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria em cada instituição.

Agora, o HCB dará seguimento às qualificações e estabelecerá prioridades nos pontos de melhoria do atendimento. Os aprendizados obtidos por meio do Profile podem ser utilizados no atendimento de outras especialidades clínicas além da oncologia, explica Isis Magalhães.
“São metodologias que, juntamente com o que já fazemos, têm capacidade infinita de aproveitamento: disseminação acadêmica, benchmarking, cultura de melhoria”, aponta. “Com a mesma metodologia, nos autoavaliamos para entender onde queremos chegar e monitorar o que precisamos fazer”, explica Isis Magalhães, diretora técnica do HCB.
A produção científica do HCB também foi aceita no Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica, que será realizado no Canadá em outubro.
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar, é um dos únicos hospitais púbicos do Brasil a ter o Crédito ONA-3. A certificação do nível 3 , de excelência máxima.

Inaugurado no dia 23 de novembro de 2011, o HCB é especializado em doenças complexas e raras e já atendeu mais de 5 milhões de crianças de várias localidades de Brasília, entorno do Brasil e até do Exterior. Faz parte da rede pública e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada -Icipe.
Nestes quase 12 anos de dedicação às crianças e adolescentes, o HCB é um exemplo à ser seguido por todos os hospitais do mundo.
Fotos: Divulgação