Bruno Dantas, lança obra sobre reflexões para um direito administrativo do século 21

bernadetealves.com
Senador Rodrigo Pacheco, Ministro Bruno Dantas, Ministro Rui Costa e Senador Randolfe Rodrigues

O ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, que foi consultor- geral do Senado, lançou na Biblioteca do Senado uma obra sobre reflexões para um direito administrativo do século 21.

O livro Consensualismo na Administração Pública e Regulação: reflexões para um direito administrativo do século 21, reúne uma série de artigos sobre a relação público-privada na atualidade. O trabalho surgiu a partir da disciplina lecionada por Dantas no doutorado em direito da regulação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

bernadetealves.com
Bruno Dantas, lança obra sobre reflexões para um direito administrativo do século 21
bernadetealves.com
Senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou o passado do ministro como servidor da Casa. Segundo o Senador, a obra consolida a experiência do autor na corte e na sua trajetória no direito. “É uma alegria promover, nos nossos domínios, uma obra importante do ministro. Ele é uma das maiores inteligências do Brasil. Preparado, dedicado ao estudo, ao aprofundamento das matérias com as quais lida e uma reserva de inteligência a quem todos nós recorremos”.

bernadetealves.com
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o ministro do STF Gilmar Mendes com o presidente do TCU Bruno Dantas

O ministro do STF, Gilmar Mendes, responsável pelo prefácio do livro, afirmou que a obra deve se tornar referência no direito. ” Eu só posso parabenizar o ministro Dantas pela assertividade ao tratar de um tema tão multifacetado e eu diria até multidisciplinado. Tenho convicção da referência que o trabalho será para todos os operadores do direito”.

bernadetealves.com
Ministro Gilmar Mendes, decano do STF, autor do prefácio do livro de Bruno Dantas

Para o decano do STF, a consensualidade “exerce papel de destaque” devido à existência de diversos “interesses difusos, titularizados por todos”. “Nessa feliz oportunidade que tive, ressaltei como o tema é instigante e quanto o seu enfrentamento traduz atos, sobretudo, de coragem intelectual considerada tradição do nosso Direito Administrativo”, afirmou o ministro Gilmar.

bernadetealves.com
Bruno Dantas, lança obra sobre reflexões para um direito administrativo do século 21

O jurista Bruno Dantas, explicou que a obra foi iniciada em 2020 e que transmite suas principais ideias nos campos de direito da regulação e direito administrativo. De acordo com Dantas, o conteúdo representa uma guinada do direito administrativo clássico para um pautado pela eficiência.

bernadetealves.com
Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, lança obra Bruno Dantas lança obra que representa uma guinada do Direito Administrativo clássico para um pautado pela eficiência

“Por uma atuação que não se limite a aprovar ou reprovar contas em momentos isolados da gestão e que seja capaz de ir além da mera identificação de irregularidades para penalizar agentes incautos. Uma atuação que seja capaz de aproximar as partes, o cidadão, da administração pública, pelo estímulo da cultura do diálogo em desfavor da unilateralidade que é uma característica da tomada de decisões do Direito Administrativo clássico”, disse o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas.

bernadetealves.com
Bruno Dantas, lança obra sobre reflexões para um direito administrativo do século 21

O lançamento na noite de 29 de agosto, publicado pela Editora Fórum, reuniu diversas autoridades como ministros dos Tribunais Superiores, dos poderes Legislativo e Executivo, amigos e servidores do Senado Federal.

bernadetealves.com
Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, com o autor Bruno Dantas, presidente do TCU

O evento foi prestigiado pelos ministros Luís Roberto Barroso e Kassio Nunes Marques, os ministros aposentados da STF Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto. Os ministros do STJ, Joel Ilan Paciornik, Sérgio Kukina e Isabel Gallotti; os integrantes do TCU, com exceção do ministro Vital do Rêgo, vice-presidente da corte de contas.

bernadetealves.com
Ministro Bruno Dantas com o Senador Humberto Costa

Do Executivo Federal: ministros Rui Costa (Casa Civil); Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Renan Filho (Transportes); José Múcio (Defesa); Juscelino Filho (Comunicações); Camilo Santana (Educação); Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); e a secretária-executiva da Controladoria-Geral da União, Vânia Vieira.

bernadetealves.com
Ministro aposentado Carlos Ayres Britto com a advogada Nara Ayres Britto, professora da UniCeub, no lançamento do livro de Bruno Dantas

A deputada Federal Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, também prestigiou o lançamento da obra de Bruno Dantas, assim como os deputados Lindbergh Farias e Marcos Pereira.

bernadetealves.com
Ministro Bruno Dantas com o Senador Renan Calheiros

Os senadores: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, Randolfe Rodrigues, Tereza Cristina, Jacques Wagner, Renan Calheiros, Eduardo Braga, Humberto Costa, Otto Alencar, Ângelo Coronel, Eliziane Gama e Veneziano Vital do Rêgo.

bernadetealves.com
Ministro do STF Kassio Nunes Marques com o escritor Bruno Dantas durante lançamento de obra que representa uma guinada do Direito Administrativo clássico para um pautado pela eficiência

Parabéns ao ministro Bruno Dantas pela obra que reúne artigos sobre a relação público-privada na atualidade, tratando de soluções consensuais.

bernadetealves.com
Advogadas Cristina Machado e Nara Ayres Britto, no lançamento do livro do presidente do TCU Bruno Dantas
bernadetealves.com
Bruno Dantas lança livro sobre diálogos na administração pública com prefácio de Gilmar Mendes

Fotos: Jonas Pereira/Agência Senado