Gabriel Bortoleto: jovem de 18 anos é o primeiro brasileiro a vencer a F3

Brasileiro Gabriel Bortoleto, de 18 anos, é campeão da Fórmula 3 após a classificação do Grande Prêmio de Monza, na Itália ocorrido nesta sexta-feira, 1º de setembro. O piloto da Trident se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o título da categoria e marca o nome no automobilismo do país.
O piloto brasileiro da Trident, que só precisava de uma coisa: torcer para que nem Josep María Martí ou Paul Aron fizesse a pole. E foi o que aconteceu: o piloto da Prema ficou em terceiro, enquanto o representante da Campos foi apenas o 16º.
Bortoleto fez o quinto melhor tempo e celebrou ainda no carro junto com a Trident a conquista do título em seu ano de estreia na categoria.

No momento, o Brasil é o atual campeão das duas classes anteriores à Fórmula 1, com a conquista recente na F3 e Felipe Drugovich vencedor da F2 no ano passado – a atual temporada segue em disputa até domingo 3 de setembro. Curiosamente, ambas as vitórias vieram na pista do templo da velocidade.
Bortoleto começou no automobilismo aos sete anos em competições de kart. Em 2020, iniciou pela Fórmula 4 Italiana e depois passou para a FRECA, na qual competiu por duas temporadas. Tutorado pelo bicampeão da Fórmula 1 Fernando Alonso, Gabriel garantiu o título da F3 no ano de estreia, com duas vitórias e três segundos lugares.
Grandes nomes no grid da Fórmula 1 já venceram a Fórmula 3 como: Valtteri Bottas (2011), Esteban Ocon (2015), Charles Leclerc (2016), George Russell (2017) e Oscar Piastri (2020).
Fotos: Reprodução