Jarbas Vasconcelos renuncia ao Senado e anuncia aposentadoria após 50 anos de vida pública

O senador Jarbas Vasconcelos do MDB de Pernambuco, renunciou ao cargo e anunciou sua aposentadoria da política após 50 anos de vida pública, nos quais ocupou também os cargos de deputado federal, prefeito de Recife e governador de Pernambuco.
Por meio de comunicado enviado à imprensa, o político pernambucano disse que formalizou junto ao Senado a sua renúncia. Com isso, assume definitivamente Fernando Dueire (MDB), que já exerce o cargo desde dezembro de 2022.
Também por meio de pronunciamento, o senador que substitui Jarbas Vasconcelos, Fernando Dueire, disse que recebeu a notícia da aposentadoria “com um sentimento renovado de responsabilidade” e que vai seguir atuando no Senado “tendo seus ensinamentos como bússola e sua trajetória como inspiração”.
“Sei o tamanho do desafio que é honrar a sua ausência. O titular deste mandato, que agora assumo em definitivo, é o mais vitorioso político pernambucano e uma referência em todo país. É um homem que dedicou mais de 50 anos de sua vida a fazer política com altivez, determinação e ética. Foi e será sempre meu farol”, afirmou Dueire.

Vasconcelos foi prefeito de Recife por dois mandatos, entre 1986 e 1988 e depois entre 1993 e 1996. Governou Pernambuco por dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2006, e elegeu-se senador pela primeira vez no pleito de 2006. Na eleição de 2014 foi eleito deputado federal e, em 2018, foi novamente eleito a uma cadeira no Senado, a qual agora renuncia.
“Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor. É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma”, escreveu ele em sua conta no Instagram, na noite de 5 de setembro.

Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado e Reprodução