7 de Setembro em Brasília promove a paz, a ciência, a saúde e a preservação da Amazônia

O desfile de 7 de Setembro foi especial. Uma festa de paz, harmonia e beleza que reuniu cerca de 50 mil pessoas, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, segundo dados da Polícia Federal.
Foi um momento para lembrar que o Brasil é um só país, uma grande nação com extraordinário povo. Um país verde, amarelo, azul, branco e livre.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do desfile cívico-militar em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em carro aberto, em pé, acompanhado da primeira-dama, Janja.

O presidente usava a faixa presidencial recebida na posse em janeiro, e Janja um vestido vermelho. O casal acenou para o público que lotava as arquibancadas e seguiu para a tribuna de honra, onde era aguardado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e Dona Lu, governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara com o filho Mateus e o ministro da Defesa José Múcio, dentre outras autoridades.

Na tribuna de honra também estavam:

- a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber;
- o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco;
- o comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva;
- o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno;
- o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen;
- as ministras Simone Tebet, Cida Gonçalves, Marina Silva, Margareth Menezes, Nísia Trindade; Sonia Guajajara, Anielle Franco;
- os ministros Paulo Pimenta, Rui Costa, Márcio França, Wellington Dias;
- o advogado-geral da União, ministro Jorge Messias;
- o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas;

A data comemorativa aos 201 anos da Independência do Brasil contou com diversas atrações, como a apresentação impecável da Esquadrilha da Fumaça, parada com carros das forças militares, alunos da rede pública de ensino, bandas, dragões da independência e a famosa pirâmide humana.


O evento foi aberto pelos estudantes do Distrito Federal.

O desfile cívico-militar teve quatro eixos temáticos: paz e soberania; ciência e tecnologia; ciência e tecnologia; e defesa da Amazônia.






Sob um forte esquema de segurança das forças locais e nacionais, as tropas militares, alunos de escolas do DF, blindados e aeronaves conduziram o desfile no Eixo Monumental sem qualquer intercorrência grave. O evento também contou com apresentação de tropas militares a pé da Marinha do Brasil, Exército e grupamentos de segurança pública do DF, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.












O governador Ibaneis Rocha celebrou a importância da comemoração para Brasília. “Hoje é uma data muito importante e um momento histórico, quando comemoramos os 201 anos da Independência do Brasil. É uma festa que reforça o nosso papel como capital de todos os brasileiros, que reúne um pouco de cada canto desse país”.




Uma demonstração de união nacional e a relação institucional entre o poder civil e as Forças Armadas.

Fotos: Joel Rodrigues e Paulo H. Carvalho/Agência Brasília, Ricardo Stukert/PR