‘A Verdade’: exposição focada no 8 de janeiro, está em cartaz no MAB

O Museu de Arte de Brasília (MAB) é palco da exposição “A Verdade”, da fotojornalista Gabriela Biló, ganhadora do prêmio Vladmir Herzog como menção honrosa, em 2020, com a foto “Presidente Viral”.
O evento de lançamento aconteceu no dia 06 deste mês com a presença do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, diretor Pedro Inoue, e os idealizadores do podcast Medo e Delírio, Pedro Daltro e Cristiano Botafogo, que assinam o projeto junto a Biló, dentre outros convidados.

As imagens de Gabriela Biló são um documento histórico incontestável, uma declaração de amor à arte e à democracia.
Uma mostra do que o Brasil viveu nos últimos anos e o ataque aos Poderes da República no dia 08 de janeiro. Visitar a exposição é fazer memória para que os atos de vandalismo contra o patrimônio público e os ataques contra a democracia não se repitam.

Em abril deste ano Gabriela Biló lançou o livro “A Verdade vos Libertará”. A obra retrata, por meio de fotografias, momentos chave do Brasil entre os anos 2013 e 2023, culminando com a posse do presidente Lula e os atos golpistas do 8 de janeiro.

“A ideia da exposição veio com o lançamento do livro. Eu queria que ela fosse uma experiência visual diferente do que é folhear um livro e quando eu pensei nisso, eu pensei em fazer o lançamento do livro junto com a exposição. Mas acabou que aconteceu o 8 de janeiro, as coisas mudaram bastante a exposição acabou sendo mais um foco sobre o 8 de janeiro do que sobre o próprio livro. O livro é a década toda e aqui é só uma pincelada na década, com o foco no 8 de janeiro”, explica Biló.

“Eu acho que é uma história que precisa ser concretizada visualmente, porque a gente tem uma guerra de narrativas. A gente tem uma ditadura sendo chamada de revolução. Então acho que quanto mais memórias físicas a gente criar sobre o que aconteceu, mais difícil de repetir a história”, argumenta Gabriela.

A exposição “A verdade” pode ser visitada no Museu de Arte de Brasília (MAB), todos os dias — exceto terças-feiras — das 10 às 19h, no SHTN Trecho 1,Projeto Orla Polo 03, Lote 05.



O Museu de Arte de Brasília está situado às margens do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada. É composto de três pavimentos: térreo, pavimento superior e subsolo. O acervo é formado por obras de arte moderna e contemporânea, que vão da década de 1950 ao ano de 2001, caracterizadas pela diversidade de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações.

Fotos: Reprodução