Promotor Moacyr Rey Filho toma posse para novo mandato como conselheiro no CNMP

O promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Moacyr Rey Filho, tomou posse em 14 de setembro, para segundo mandato como membro do Conselho Nacional do Ministério Público, na vaga destinada ao MPDFT.
A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, perante o presidente do CNMP, Augusto Aras.
Durante a solenidade, Augusto Aras enalteceu a importância do rito de posse, apontando que se trata de um instrumento de construção de memórias na democracia. “Os ritos possuem valor republicano dentro do Estado Democrático de Direito”.
Segundo o presidente do CNMP, “a posse reforça as responsabilidades do membro do MP quanto ao controle e à fiscalização administrativa, financeira, ética e disciplinar do Ministério Público”. Aras acrescentou ainda que “o CNMP, como órgão de cúpula, exige o respeito devido por força da Lei Maior, que é a Constituição Federal”.
Em seu discurso o conselheiro Moacyr Rey reafirmou seu compromisso com o Conselho Nacional do Ministério Público, e sua importância na promoção de boas práticas. “O meu compromisso com o CNMP se renova neste ato de posse. Eu acredito muito no papel do Conselho, que é um fomentador de políticas institucionais e de boas práticas. Esse é meu compromisso também no Colegiado, representando o MPDFT e todo o Ministério Público brasileiro”.
O conselheiro agradeceu aos colegas do MPDFT pela confiança depositada, ao procurador-geral de Justiça do DF e Territórios, Georges Seigneur, como também a todos os conselheiros, membros e servidores do CNMP.
Conselheiro desde 2021, Moacyr Rey exerce, também, o cargo de presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, onde, entre outras iniciativas, foi responsável por instituir a Estratégia do MP Digital, destinada a estabelecer diretrizes de governança e gestão que impulsionem o desenvolvimento, a coordenação, o planejamento, a priorização e a implementação de estratégias de inovação e fomento à evolução digital no Ministério Público.
Moacyr Rey é promotor de Justiça desde 2004. Entre outros cargos, exerceu a chefia de gabinete e a assessoria de políticas institucionais e coordenador da Assessoria de Políticas Institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça do DF.
Entre 2012 e 2014, atuou no CNMP como membro auxiliar da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência e da Comissão de Planejamento Estratégico, além de inspeções e sindicâncias da Corregedoria Nacional do MP.
Foto: Secom/PGR