Abadia, primeira mulher a governar Brasília, toma posse como acadêmica no IHG-DF

bernadetealves.com
Maria de Lourdes Abadia toma posse como Acadêmica no IHG-DF ao lado dos acadêmicos Carlos Hugo Studart, Paulo Castelo Branco e Paulo Fernando

Maria de Lourdes Abadia, ex-governador de Brasília, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal na Cadeira 13 do Patrono José Aparecido de Oliveira, primeiro governador da capital e ministro da Cultura na presidência de José Sarney.

bernadetealves.com
Acadêmicos do IHG-DF Carlos Hugo Studart, Paulo Castelo Branco e Paulo Fernando dão posse a Maria de Lourdes Abadia na Cadeira 13 do Patrono José Aparecido de Oliveira

A cerimônia presidida pelo advogado Paulo Castelo Branco ocorreu no dia 18 de outubro e contou com a presença de inúmeras personalidades políticas, jurídicas e da sociedade de Brasília. A governadora Maria de Lourdes Abadia, que foi deputada federal constituinte, tomou posse ao lado dos ex-constituintes: Hugo Napoleão, Moema Santiago, Paulo Silva e Valmir Campelo.

bernadetealves.com
Paulo Castelo Branco, presidente do IHG-DF saúda a acadêmica Maria de Lourdes Abadia, primeira mulher a governar o Distrito Federal

como o ministro Valmir Campelo, o ministro Hugo Napoleão, ex-governador do DF José Roberto Arruda, Fernando Brites, presidente da ACDF, jornalista Marlene Galeazzi, amigos e admiradores da política de respeitabilidade em Brasília.

A nova acadêmica foi saudada pelo acadêmico Paulo Fernando, deputado federal e professor universitário.

bernadetealves.com
Deputado e acadêmico Paulo Fernando durante saudação a Maria de Lourdes Abadia, nova acadêmica do IHG-DF

Maria de Lourdes Abadia é dona de uma trajetória admirável. Foi deputada constituinte em 1988 e uma das fundadoras do PSDB. Em 1990 se elegeu deputada distrital da primeira legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

bernadetealves.com
Maria de Lourdes Abadia toma posse como acadêmica do Instituto Histórico e Geográfico do DF

Em 1994, foi a primeira mulher a disputar o cargo máximo do Executivo do DF. Embora não tenha ganhado a eleição, assumiu a Secretaria de Turismo, cargo que foi oferecido por Cristovam Buarque. Em 1998, foi novamente eleita deputada federal.

bernadetealves.com
Acadêmica Maria de Lourdes Abadia com Manoel Arruda

Em 2002, foi eleita vice-governadora do Distrito Federal, tendo tomado posse como governadora em 31 de março de 2006, após o afastamento do governador Joaquim Roriz, que se desincompatibilizou para disputar uma vaga no Senado.

bernadetealves.com
Margarida Kalil e Ronaldo Kalil na posse de Maria de Lourdes Abadia, ex-governadora do DF, no IHG-DF

Em novembro de 2017 tomou posse como secretaria de Projetos Estratégicos do GDF no governo Rodrigo Rollemberg. Abadia  foi uma dos fundadores do PSDB em 1988.

bernadetealves.com
Carlos Hugo Studart, Hugo Napoleão, José Roberto Arruda, Moema São Thiago, Paulo Castelo Branco, Maria de Lourdes Abadia, Paulo Fernando, Ministro Valmir Campelo e Paulo Silva

Maria de Lourdes Abadia nasceu em Bela Vista (GO) em 14 de agosto de 1944. Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB), se tornou figura marcante da política local.

bernadetealves.com
Carla Lôbo e Marcelo Talarico, na posse de Abadia no IHG-DF

Durante o governo Elmo Serejo Farias, em 1974 Maria de Lourdes Abadia foi responsável pela implantação de Ceilândia-DF e continuou como administradora nos governos seguintes de Aimé Lamaison, José Ornellas e José Aparecido de Oliveira. Foram 14 anos dedicados a região Administrativa.

bernadetealves.com
Maria de Lourdes Abadia, nova acadêmica do IHG-DF com a advogada e escritora Clotilde Chaparro e a jornalista Marlene Galeazzi
bernadetealves.com
Fernando Brites, presidente da ACDF e o jornalista Luiz Solano na posse de Abadia no IHG-DF

Fotos: Paulo Lima e Reprodução Redes Sociais