Dia de Finados celebração de amor, gratidão, respeito, memória e luz

bernadetealves.com
Dia de Finados é celebrado no mundo ocidental desde a Idade Média

O 02 de Novembro é o Dia da Saudade, um momento para recordar, honrar e celebrar aqueles que já partiram deste mundo e tornaram-se eternos pelo amor, sentimento que consegue eternizar alguém, pois só quem ama sente saudades. A data é uma oportunidade para refletir sobre a importância de suas vidas, suas contribuições e os valores que compartilharam conosco.

Que possamos no dia de hoje valorizar quem ainda está vivo, ao nosso lado, e lembrar com admiração e respeito daqueles que tanto contribuíram com a nossa existência e nos inspiram até hoje. É uma celebração de respeito e gratidão.

Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos que já se foram, bem como rezar pela alma deles. A todos que perderam alguém querido pela Covid ou pela violência, que sejam fortalecidos e encorajados. Que as boas memórias preenchem a dor da saudade.

bernadetealves.com
Dia de Finados: data para reverenciar e respeitar todos que partiram, mas permanecem vivos dentro de nós

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Católicos, espíritas, evangélicos, budistas e judeus dizem que a data não representa perda, mas esperança e o encontro de amigos e entes queridos com Deus.

A palavra “Finados” significa alguém que finou, findou, se concluiu, acabou ou morreu. Mas, algo muito grande segue vivo e pulsando. Conectando os corações pelo fio invisível do AMOR. É o amor quem tem a chave que abre as comportas que deixam fluir – na própria vida – a bênção, a experiência, o aprendizado, e o legado de quem passou. A vida de quem partiu segue viva pulsando em nossos corações.

bernadetealves.com
Papa Francisco visita lápides no Cemitério de Guerra de Roma neste 02 de novembro de 2023, antes da celebração

Papa Francisco visitou lápides no Cemitério de Guerra de Roma e depois presidiu a celebração da missa de Todos os Fiéis Defuntos. O Pontífice refletiu sobre a memória dos que já morreram, a esperança na vida eterna e o sofrimento causado pelas guerras.

Em sua homilia, o Santo Padre apresentou duas palavras para reflexão: memória e esperança. Primeiro, a memória daqueles que já passaram pela vida, “de tantas pessoas que nos fizeram bem: na família, entre amigos… E também memória daqueles que não puderam fazer tanto bem, mas foram recebidos na memória de Deus, na misericórdia de Deus”, expressou Francisco.

O Santo Padre expressou tristeza pelos inocentes e tantas vidas ceifadas. Francisco voltou a afirmar que as guerras são sempre uma derrota e que devemos pedir a Deus o dom da paz. “Hoje pensando nos que morreram, peçamos ao Senhor que nos dê a paz, para que as pessoas não se matem mais em guerras. As guerras são sempre uma derrota, sempre. Rezemos ao Senhor por nossos falecidos, por todos. Que o Senhor receba todos eles”, disse o Pontífice.

Oração

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso, nós Vos pedimos por todas pessoas que chamastes deste mundo. Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz. Que eles, tendo passado pela morte, participem do convívio de Vossos Santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e a sua descendência. Que suas almas nada sofram, e Vós dignais ressuscitá-los com os vossos santos no dia da ressureição e da recompensa. Perdoai-lhes os pecados para que alcancem junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém (Rezar Pai Nosso e Ave Maria).

Dai-lhes Senhor o repouso eterno e brilhe para eles a Vossa Luz! Amém!

Crimes contra o respeito aos mortos

bernadetealves.com
Dia de Finados: celebração de amor, gratidão, respeito e luz

Respeitar o direito dos mortos é respeitar a dor que familiares e amigos ao perder uma pessoa querida. É por isso que o Estado, por meio de legislação, protege esse bem jurídico. Os crimes estão previstos nos artigos 209 a 212 do Código Penal.

Art. 209 – Impedimento ou perturbação de cerimônia funerária. Pena: detenção, de um mês a um ano, ou multa. Se houver violência, a pena é aumentada em um terço.

Art. 210 – Violação de sepultura. Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.

Art. 211 – Destruição, subtração ou ocultação de cadáver. Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.

Art. 212 – Vilipêndio (tratar com desrespeito) o cadáver ou suas cinzas. Pena: detenção, de um a três anos, e multa,

Como surgiu o Dia de Finados

bernadetealves.com
Dia de Finados ou da Saudade: data celebrada no mundo ocidental desde a Idade Média

O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon [962-1049], como chamado entre os católicos). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram.

A ação do abade Odilo resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.

Segundo a doutrina católica, no estado de purgação, as almas necessitam, de orações dos vivos, que podem pedir para elas a misericórdia divina e a intercessão dos santos, da Virgem Maria e do principal mediador, o Deus FilhoJesus Cristo.

Nos séculos da Baixa Idade Média (X ao XV), a prática de orações pelas almas dos mortos tornou-se bastante popular na Europa, ficando conhecida pela alcunha de “Dia de todas as Almas”. Essa prática remonta ao período do cristianismo primitivo, dos séculos II e III, quando os cristãos perseguidos pelo Império Romano enterravam e rezavam por seus mortos nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma.

Ao longo da história diversos ritos de sepultamentos, como a cremação, a mumificação, o enterro em covas e em urnas de cerâmica ou de pedra, bem como a deposição do corpo dos mortos em mausoléus. Grandes monumentos como as pirâmides de Gizé e o Taj Mahal foram erguidos para acomodar os restos mortais de pessoas ilustres.

Com a descoberta da América e o processo de colonização, o dia escolhido por Odilo de Cluny tornou-se ainda mais popular. Nos dias atuais, apesar do grande processo de secularização que a civilização ocidental sofreu ao longo da modernidade, o Dia de Finados continua a ser uma data especial, na qual a memória dos entes queridos que já se foram nos vem à mente e na qual, também, milhões de pessoas vão aos cemitérios levar suas flores, velas, sentimentos e orações.

Fotos: Guglielmo Mangiapane/Reuters e Reprodução