Senador Omar Aziz, do Amazônas, é Cidadão Honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou o Senador Omar Aziz, ex-governador do Amazonas, com o Título de Cidadão Honorário de Brasília, na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, durante sessão solene no Plenário da Casa. A iniciativa foi dos deputados distritais Jorge Vianna e Robério Negreiros.

A homenagem se deve ao fato do Senador Omar Aziz ter se empenhado pela manutenção do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Ele foi relator do Projeto de Lei Complementar 93/2023, conhecido como “projeto de lei do arcabouço fiscal”. Aziz defendeu a manutenção dos repasses pela União ao Distrito Federal por meio do FCDF, destinado à segurança, saúde e educação no DF.

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), enfatizou a gratidão da população do Distrito Federal ao Senador Omar Aziz pelo empenho na manutenção do Fundo Constitucional do DF. “Perder o Fundo seria um dano irreparável ao DF. Por isso estamos gratos e honrados pela sua participação efetiva”, disse Wellington.
“Agora sou cidadão de fato e de direito de Brasília”, declarou Omar Aziz, ao se dizer lisonjeado com a homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele narrou os acontecimentos que levaram à manutenção do FCDF, que representou “uma questão de justiça com Brasília”. Entre outras ações políticas, ele anunciou que seu papel agora será “trabalhar na pacificação do País”.
“Outro dia fui almoçar em um restaurante perto de casa, e o garçom veio me agradecer pelo que eu fiz. Um homem simples, trabalhador, e sabe da importância do Fundo Constitucional”, contou Aziz.

“A conversa que tive com o presidente Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, foi muito importante para desfazermos aquele mal entendido que estava havendo sobre o FCDF”, disse o novo Cidadão Honorário de Brasília.
“Foi uma somatória dos problemas que tivemos no 8/1, ocorreu para questionarem sobre o Fundo. Só o tempo pode esclarecer, e estamos esclarecendo, aos poucos, que estaríamos cometendo uma injustiça com Brasília”, explicou o parlamentar. “A justiça não deve ser apenas um conceito, mas uma prática”, disse.
Senador Aziz agradeceu a indicação do senador Otto Alencar para fosse o relator do Arcabouço Fiscal, e com isso ele pode trabalhar pela manutenção do Fundo Constitucional do DF.

“O Paulo Octávio foi o primeiro brasiliense a me ligar quando soube que eu era o relator. Contou o histórico da promulgação e como ele foi uma das pessoas que mais trabalhou por este fundo. Depois, vários outros políticos e cidadãos me ligaram. Eu tinha em mente que precisava defender o FDCF e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação)”, afirmou. “A gente mora em Manaus e trabalha em Brasília. Nós estaríamos cometendo uma injustiça se cortássemos o FCDF”, declarou o novo Cidadão Honorário de Brasília.

Quando o FCDF foi criado, em 2022, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ex-governador Paulo Octávio era deputado federal. O empresário figurou em todas as reuniões que discutiram a retirada do Fundo do novo arcabouço. Para ele, o título de Cidadão Honorário à Aziz representa muito o esforço do parlamentar.
O empresário Paulo Octávio Pereira, que foi Senador pelo DF disse que “Brasília toda lhe é grata”. O presidente do PSD em Brasília citou os momentos de apreensão vividos neste ano, quando Omar Aziz convenceu os pares sobre a importância do Fundo.

“Brasília é a síntese do Brasil. Nós temos pessoas de todos os cantos, de norte a sul. Quando a cidade oferece o título de Cidadão Honorário, é um título do Brasil. O título é concedido a aqueles que realmente ajudaram e contribuíram na cidade. O senador, na pandemia, ajudou o Brasil (na CPI da covid) e no arcabouço, mostrou toda a sua força e graças a ele, tivemos a vitória”, disse. “Hoje os nossos professores, médicos e policiais podem trabalhar com tranquilidade, porque não vão faltar recursos do FCDF”, completou Paulo Octávio, presidente da legenda no DF.

Deborah Carvalhido, presidente do PSD Mulher elogiou a dedicação do Senador à frente da CPI da Covid e pela manutenção do Fundo para Brasília. “O nome do senador está registrado nos anais da história”.

Em nome do Governo Ibaneis, o secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, disse que os moradores do Distrito Federal têm uma dívida de gratidão com o Senador Omar Aziz pela coragem de fazer o enfrentamento na defesa do Fundo Constitucional do DF.
A força política e a capacidade de negociação de Aziz na manutenção do FCDF foram reforçadas pelo senador Otto Alencar, que enalteceu a trajetória política de Aziz, um dos fundadores do PSD e “um dos melhores governadores da história do Amazonas”. Alencar entende que a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília a Omar Oziz é uma “honraria a quem merece recebê-la”.

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, enalteceu o gesto de solidariedade e a visão de estado na atuação de Aziz pelo DF, na manutenção do FCDF e, de modo permanente, pelo Amazonas.
O deputado federal Silas Câmara lembrou a competência do homenageado na condução da CPI da Covid, em 2022. “Ele não titubeou em defender a vida do povo brasileiro e enfrentar o negacionismo”, afirmou o parlamentar.

Omar Aziz ingressou na política em 1990, como deputado estadual por Amazonas, estado de onde foi vice-prefeito (1997-2002), vice-governador (2003-2010) e governador (2010-2014). É senador da república desde 2015, tendo sido reeleito em 2022.
Parabéns ao Senador Omar Aziz, da Amazônia, pelo merecido título de Cidadão Honorário de Brasília. Obrigada por liderar com brilho e determinação a aprovação do Fundo Constitucional do DF. A cidade agradece.
Fotos: CLDF