Brasília sedia Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus: a FesPIM 2023

bernadetealves.com
Brasília sedia Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus: a FesPIM 2023

A Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus – a FesPIM -, traz a Brasília a beleza e a qualidade dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Até o dia 9, especialistas das áreas científica e empresarial discutirão em Brasília, o futuro sustentável da Amazônia.

bernadetealves.com
Bosco Saraiva, da Suframa, Deputado Atila Lins, Senador Omar Aziz, Paulo Octávio Pereira e Sidney Leite, na FesPIM 2023

O foco da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM) é a promoção da sustentabilidade da Amazônia, alinhada à tecnologia. O Polo Industrial da capital amazonense é um dos mais importantes da América Latina, principal matriz econômica do Amazonas e um dos responsáveis pela preservação da Amazônia Brasileira ao concentrar a produção de renda em um só espaço.

bernadetealves.com
Senador Omar Aziz na abertura da Feira de Sustentabilidade em Brasília – a FesPIM 2023, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

O Polo Industrial reúne atualmente mais de 500 indústrias de ponta nos segmentos eletroeletrônico, duas rodas, naval, mecânico, metalúrgico e termoplástico, entre outros, que geram cerca de meio milhão de empregos diretos e indiretos.

A abertura da FesPIM, no entardecer do dia 7, foi apresentada por Orsine Jr. contou com a presença da ex-governadora de Brasília, Maria de Lourdes Abadia, do ex-governador Paulo Octávio, do secretário de Turismo Cristiano Araújo, secretária da Mulher Gisele Ferreira Oliveira, secretário de Fazenda José Itamar Feitosa, prefeito de Manaus David Almeida, responsável pela Zona Franca de Manaus (Suframa), João Bosco Saraiva, o senador Omar Aziz, responsável por viabilizar a vinda da Feira à Brasília, deputado federal Átila Lins, dentre outras importantes presenças.

bernadetealves.com
Brasília sedia Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus: a FesPIM 2023

O evento, organizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Piatam, trouxe a Brasília diversas empresas instaladas no PIM e evidência a importância da região como importante vetor de desenvolvimento sustentável, promovendo a conservação da Floresta Amazônica, a partir da geração de emprego, renda e do uso de práticas sustentáveis de produção.

O senador Omar Aziz destacou que a FesPIM é uma oportunidade para o povo brasileiro se conscientizar sobre a relevância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o Brasil. “É difícil pensar em algum lar do Brasil sem um produto fabricado no Polo Industrial de Manaus. Desde uma TV ou um aparelho de ar-condicionado e até uma moto. É importante para o Amazonas, mas também para o Brasil”.

Coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz (PSD) também enalteceu a FesPIM e frisou que o Polo Industrial fabrica produtos de bens duráveis que são consumidos no Brasil e no mundo.

bernadetealves.com
FesPIM discute em Brasília o futuro sustentável da Amazônia

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, afirmou que a autarquia vai transformar a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM) num evento bienal em Brasília, a ser realizado sempre em ano não eleitoral. “A feira é uma forma de mostrar para Brasília, onde fica o centro das decisões políticas do país, a evolução da Zona Franca de Manaus, dos nossos produtos e da política de manutenção ambiental também”.

O governador Wilson Lima destacou a importância da feira na capital federal e ressaltou que o PIM é o modelo mais exitoso do desenvolvimento econômico e social ambiental da Amazônia. Segundo o governador, é preciso que o Brasil reconheça que a Zona Franca de Manaus é não apenas a principal força econômica do Amazonas, mas a responsável por manter 97% da floresta amazônica do estado preservadas. E, ainda, que o modelo gera mais de 115 mil empregos diretos e 500 mil indiretos, e que a manutenção dos seus incentivos fiscais na reforma tributária é um passo importante para o desenvolvimento econômico e sustentável na região.

bernadetealves.com
Governador do Amazonas, Wilson Lima, conferindo a FesPIM 2023 em Brasília

“A reforma tributária é um grande avanço para o Brasil e, da forma como ela foi construída, leva em consideração a questão da região amazônica e a Zona Franca de Manaus, que é a principal atividade econômica do nosso estado, que tem um papel social fundamental, tem um papel econômico preponderante e sobretudo um papel ambiental decisivo”, destacou Wilson Lima.

O presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, citou sobre a proposta de sustentabilidade que também é uma das bandeiras da FesPIM, onde por meio do trabalho de empresários do ramo de artesanato, a feira mostrou sua identidade e garantiu também a conservação ambiental.

bernadetealves.com
Paulo Octávio Pereira entre os secretários José Itamar Feitosa, de Fazenda e Cristiano Araújo, de Turismo, na FesPIM 2023 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília

A situação da crise climática enfrentada na Amazônia em decorrência à extrema seca e às queimadas, foi destacada por Orsine Jr, diretor da Elko Produções, empresa responsável pela organização da Feira de Sustentabilidade em Brasília. Ele citou a importância do Polo Industrial de Manaus como mecanismo deem defesa ambiental na Amazônia.

“Conseguimos vencer a seca, conseguimos vencer o desafio. Esse é o espírito aguerrido que nós temos para defender a nossa Zona Franca. Para fazer com que a Zona Franca de Manaus, seja vista de todas as maneiras. Não só como desenvolvimento sócio econômico, mas também como uma grande ferramenta de preservação e conservação ambiental. Esse patrimônio é de todos nós. É do Brasil. E nós, amazônidas e amazonenses, cuidamos dele. E nossos operários, ao invés de estarem depredando a floresta, constroem bens muito bonitos e que podem ser admirados aqui na capital federal”, declarou Orsine.

bernadetealves.com
Weber Magalhães, Maria Abadia, Paulo Octávio, Paula Santana, Rafael Badra e Cristiano Araújo, na abertura da FesPIM 2023 em Brasília

O ex-governador e senador do Distrito Federal, Paulo Octávio, elogiou a organização, como também ressaltou a importância da feira que é organizada pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e a Suframa.

Paulo Octávio, conhecido pelos seus empreendimentos consolidados em Brasília e na região do Entorno do Distrito Federal, em diversos ramos, disse que o Brasil é o melhor país para novos investimentos, e espera que a FesPIM se torne um evento permanente em Brasília. “Como brasiliense, eu recebo essa feira aqui com muito entusiasmo, e espero que se torne permanente”.

bernadetealves.com
Senador Omar Aziz conferindo a FesPIM, Feira que discute em Brasília o futuro sustentável da Amazônia

O segundo dia da 2ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi marcado por um ciclo de debates que tem por objetivo, destacar a importância do projeto Zona Franca de Manaus (ZFM) para todo o país, com foco no desenvolvimento econômico, biotecnológico e na utilização de recursos naturais de maneira sustentável.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, falou sobre a “A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia”.

“Esse evento nasceu de um sonho, no início da nossa gestão, de trazer uma mostra do que é o Polo Industrial de Manaus e da importância da Zona Franca para o centro político do nosso país. Assim, com o apoio do Instituto Piatam e das indústrias do nosso polo, estamos aqui para apresentar, de forma positiva e propositiva, que a Zona Franca de Manaus é a Zona Franca do Brasil”, disse o superintendente.

Fotos: Suframa e Diego Peres