Solstício de verão: fenômeno provoca o dia mais longo do ano e marca chegada da nova estação

bernadetealves.com
Verão começa com períodos de chuva e sol na Brasília ornamentada pela florada dos cambuís

Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno. O momento do solstício acontece em uma hora específica, quando o hemisfério está no pico de iluminação.

O verão é uma das quatro estações do ano e ocorre antes do outono e depois da primavera. No hemisfério Sul o verão teve início às 0h27, deste 22 de Dezembro de 2023, o chamado Solstício de Verão. A nova estação começa com períodos de chuva e sol na Brasília ornamentada pela florada dos cambuís.

bernadetealves.com

Em termos técnicos, Solstício é quando o Sol atinge a maior ou a menor inclinação em relação à Linha do Equador; Isso ocorre porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor da estrela, quanto a um movimento de rotação em seu próprio eixo; Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente.

A Terra orbita em um ângulo inclinado, e durante metade do ano o Hemisfério Sul está inclinado em direção ao Sol – isto é, verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte. Na outra metade do ano, o Hemisfério Sul fica afastado do Sol, criando inverno no norte e verão no sul.

bernadetealves.com
Solstício de Verão começa com períodos de chuva e sol na Brasília ornamentada pela florada dos cambuís

Neste 22 de dezembro o Sol atinge a máxima distância em relação aos pontos cardeais leste e oeste. Quem mora nos estados do Sudeste, do Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar, para a manter as temperaturas elevadas.

As cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio estarão um pouquinho mais próximas do Sol do que aquelas acima do trópico. Por isso, o dia nos estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, será um pouco mais longos do que nos demais estados do país.

bernadetealves.com
Brasília recebe o verão com sol, chuva e florada de cambuís

A data vai além do fato de marcar a mudança de estação e de ser o dia mais longo do ano na parte sul do mundo. Para algumas sociedades e religiões, o Solstício é marcado por simbolismos e significados.

bernadetealves.com
Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

O verão é considerado uma estação que provoca felicidade nas pessoas. Isso é explicado pela exposição maior ao sol, que provoca a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso humor. Essa afirmação foi apresentada por meio de pesquisa quando a New Scientist|1| (revista científica que apresenta semanalmente as novidades de diversas áreas da ciência), em 2003, publicou que o Sol é motivo de felicidade.

Algumas problemas de saúde são mais comuns na estação verão, como queimaduras, alergias e micoses. A desidratação também é uma grande preocupação, visto que, nesse período, o organismo perde mais água do que ganha. Por isso é importante manter a hidratação durante os dias mais quentes.

Outro grande problema no verão é a ocorrência de dengue. O número de casos aumenta consideravelmente durante o verão em razão do aumento da ocorrência de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito.

bernadetealves.com

Ushuaia (extremo sul da Argentina) – 17 horas e 20 minutos de dia claro.

nascer do sol: 4h51 e o pôr do sol: 22h11

Porto Alegre (RS) – 14 horas e 5 minutos de dia claro

nascer do sol: 5h20 e o pôr do sol: 19h25

Rio de Janeiro (RJ) – 13 horas e 33 minutos de dia claro

nascer do sol: 5h04 e o pôr do sol: 18h37

Belém (PA) – 12 horas e 12 minutos doe dia claro

nascer do sol: 6h06 e o pôr do sol: 18h18

O fenômeno tem origem no latim solstitius e significa o ponto onde o Sol parece não se mover. Quando ocorre o solstício de verão também ocorrem os dias mais longos que as noites do ano.

Fotos: Marcos Calil/Momento Astronômico e Stefanie Tozzo