Como surgiu a expressão “Missa do Galo” na véspera da data que celebra o nascimento de Jesus

bernadetealves.com
Papa Francisco durante celebração da Santa Missa no Vaticano

Mais uma vez se aproxima o Natal do Senhor. Um momento que marcou a humanidade para sempre. Por isso na véspera da data que celebra o nascimento do Menino Jesus, é realizada uma solenidade muito importante, que de forma oficial é a Santa Missa de Natal ou Celebração de Natal do Senhor.

bernadetealves.com
Papa Francisco: Jesus é alimento de Amor e simplicidade

A Missa foi instituída pelo Papa São Telésforo no ano de 143 e a questão do horário (meia-noite) é por causa de uma tradição de um hino latino do século IV, cantada na cerimônia do Natal, que aponta o nascimento do Cristo no meio da noite.

bernadetealves.com
Celebração da “Missa do Galo” na véspera da data que celebra o nascimento de Jesus

O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão, tanto que, nas Igrejas mais antigas, há uma figura da ave em seus campanários.

Nos países de língua latina, a celebração é chamada de “Missa do Galo”, e essa expressão nasceu de algumas tradições católicas.

A tradição romana conta que , à meia-noite do dia 24 de dezembro, um galo cantou mais fortemente que qualquer outro de seus semelhantes, anunciando o nascimento do Menino Jesus.

bernadetealves.com
Galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano por anunciar um novo dia e um novo tempo na história da salvação da humanidade

Assim como o galo anuncia o nascer do sol ao amanhecer, assim também a “Missa do Galo” comemora e canta o nascimento de Jesus, o Sol nascente que, clareando a escuridão do pecado, veio a nos salvar.

O galo anuncia a chegada não só de um novo dia, mas de um novo tempo na história da salvação da humanidade. Quando o próprio Deus se encarnou, quis nascer como um ser humano para fazer da nossa história humana uma história de salvação.

A Missa do Galo é considerada a mais importante entre as quatro celebrações natalinas que acontecem na Igreja Católica. Antes dela, porém, é celebrada a Missa da Vigília, realizada do período da tarde de 24 de dezembro.

bernadetealves.com
“Missa do Galo” celebra a data do nascimento de Jesus Cristo

No dia 25 de dezembro, Dia de Natal, a Igreja Católica ainda realiza outras duas celebrações para comemorar o Natal: a Missa da Aurora, realizada logo pela manhã, ao nascer do sol, e a Missa do Dia, realizada após o nascer do sol.

Celebrações carregadas de fé, esperança, amor, fraternidade, paz e alegria. Natal é uma escola onde o Amor não é inviável num mundo inacreditável.

No Presépio idealizado por São Francisco de Assis reside a mensagem do Natal: o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (João 1:14); a fé, a esperança e a caridade (Coríntios 13:13); a humanidade (Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus” – Mateus 18:4).

Jesus é a nossa felicidade, porquê nos dá a alegria de entrarmos no mistério do Seu Natal, para que a Sua chegada nos encontre vigilantes na oração, celebrando Seus louvores. Peçamos a intercessão de Maria e José, para que eles nos ensinem a sermos humildes e fraternos, pois só assim seremos a manjedoura adequada para Jesus nascer.

Que a solidariedade, o perdão, o amor e a empatia estejam presentes nesta noite de Natal. Que o exemplo de Jesus Cristo fique permanentemente falando através de nós, para que possamos construir sempre as cirandas da fraternidade e da amorosidade.

Fotos: Guglielmo Mangiapane/Reuters e Reprodução