Zamioculca: a planta da fortuna que oferece ar puro, atrai sorte e proteção

bernadetealves.com
Zamioculca: planta conhecida como árvore do dinheiro que purifica a casa

As plantas podem transformar qualquer ambiente, trazendo vida, fortuna, beleza e bem-estar aos moradores de uma casa. A Zamioculca é uma delas e pode deixar a nossa vida mais especial. A plana, conhecida como ‘árvore do dinheiro’ simboliza resistência, vida e esperança.

bernadetealves.com
Zamioculca: a planta da fortuna que oferece ar puro, atrai sorte e proteção para o lar

Zamioculca consegue decorar, oferecer um ar puro e sem exigir muito de volta Por isso é especial.

Significado da Zamioculca

bernadetealves.com
Zamioculca: a planta da fortuna que oferece ar puro, atrai sorte e proteção para o lar

Ter um vaso decorando a casa é um ato de carinho. Porém, além da estética, sempre é interessante saber o significado das plantas cultivadas. Uma curiosidade sobre a Zamioculca é que seu nome científico surgiu de sua semelhança com outra espécie, a zâmia.

bernadetealves.com
Zamioculca: a árvore do dinheiro que representa resistência e vida

Com o tempo, linhas como o Freng Shui começaram a associar essa planta ao sucesso financeiro. Assim, ela passou a ser conhecida como árvore de dinheiro, em especial devido ao tom esverdeado vivo de suas folhas.

bernadetealves.com
Zamioculca: planta da fortuna que oferece ar puro, atrai sorte e proteção

A tradição esotérica indica que a Zamioculca esteja na entrada dos espaços. Dessa forma, ela atrai sorte e proteção para o local em que estiver. O brilho de suas folhagens também oferece muita beleza para o ambiente.

bernadetealves.com
Zamioculca: proteção e prosperidade para o lar

Sendo assim, os principais significados dessa planta decorativa são: fortuna, prosperidade, ganhos financeiros, sorte e proteção. Além disso, suas folhas sempre verdes falam sobre resistência, vida e esperança.

A característica principal da Zamioculca é sua folhagem ornamental com um vívido tom de verde. Essa planta é muito indicada para o cultivo em casa, já que sua manutenção é baixa, tem grande adaptabilidade e é fácil para cuidar.

Seu nome científico é Zamioculcas Zamiifolia, pertencente à família das Aráceas, na qual estão os antúrios e os copos-de-leite. Ela é originária na África. A Zamioculca prefere a meia sombra ou a luz difusa. Ideal para ambientes com pouco sol e com baixa iluminação. Ficam ótimas em: salas de estar, quartos, hall de entrada, corredores, escritórios e lojas. Com umidade e luz natural, o banheiro pode ser um ótimo canto para a zamioculca.

bernadetealves.com
Rizoma subcutâneo da Zamioculca

A planta tem um rizoma subcutâneo, parecido com uma batata. Essa parte permite que ela sobreviva mesmo em períodos secos. Suas flores nascem, em geral, no início do outono ou no verão. A folhagem pode chegar a um metro de altura.

Cuidados com a Zamioculca

bernadetealves.com
Zamioculca: planta conhecida como árvore do dinheiro

A Zamioculca pode ser colocada em vasos ou em canteiros no jardim interno. Sua preferência é pela sombra, com regas de uma a duas vezes por semana. Um detalhe importante é nunca encharcar a planta, já que ela não resiste ao excesso de água.

Cuidado com o acúmulo de água, já que isso pode amarelar as folhas e apodrecer a raiz.

bernadetealves.com
Zamioculca: planta da fortuna que não pode faltar na decoração dos ambientes

A manutenção é baixa, já que o crescimento da planta é bem lento. Assim, não há necessidade de podas ou de replantio com frequência. Tem grande resistência a períodos longos sem água. Por isso, ela é ideal para pessoas que querem ter plantas, mas não contam com muito tempo para cuidados.

Impacto em animais de estimação e crianças

bernadetealves.com
Como cuidar da Zamioculca: a planta da fortuna

Um detalhe importante é que essa planta é venenosa se ingerida por crianças e animais. Ela contém cristais de oxalato de cálcio, substância que pode causar irritação. Por ser uma espécie tóxica, não deve estar em locais de fácil acesso para crianças ou animais. Logo, apenas o contato com a planta pode levar a irritações na pele e nas mucosas.

Gatos e cães podem sofrer reações similares se mastigarem ou ingerirem a planta. Os sintomas incluem vômito, diarreia e irritação oral.

Fotos: Reprodução