Dia de Reis: luz de Jesus para a humanidade

bernadetealves.com
Dia de Reis: luz de Jesus para a humanidade

O Dia de Reis representa a compreensão do sentido da nossa existência e da nossa importância como filhos de Deus. Ao nascer, Jesus o filho de Deus, fez-se LUZ para o mundo, tornou-se humano como nós e reconhecido como Rei.

Que sejamos também essa luz, como estrelas que guiam a humanidade para o nosso encontro com Jesus, o Rei dos Reis. Que a Luz do Poderoso Menino ilumine a vida de todos nós

Dia de Reis, 6 de Janeiro,  encerra as festividades natalinas, quando se desmontam as árvores de Natal, presépios e retiram-se os enfeites. Essa data é popularmente chamada entre os cristãos de Epifania. Para a Igreja Católica, marca o inicio do chamado “Tempo Comum”, até a chegada da quaresma que antecede a Páscoa.

bernadetealves.com
Reis Magos Baltazar, Gaspar e Belchior: adoradores do Menino Jesus, o Rei dos Reis

Esta data, de acordo com a Bíblia, marca a chegada dos magos doze dias depois do nascimento do Menino Jesus. O evangelho de São Mateus conta que os magos foram guiados por uma enorme e brilhante estrela.

Esperamos que a mesma estrela que iluminou os Reis Magos até o Menino Jesus, que possa também iluminar a nossa vida. A viagem dos Reis Magos é “uma viagem da alma, como um caminho rumo ao encontro com o Rei do Universo, o Rei dos Reis, o nosso Salvador”.

bernadetealves.com
Viagem dos Magos: primeiros a visitar e adorar o Rei do Universo, o nosso Salvador

Denominados como “magos” na Bíblia, esses personagens foram convertidos em reis com o passar do tempo e são comumente conhecidos hoje como “três reis magos”.

  • Belchior/Melchior originário de Ur, terra dos Caldeus, ofereceu ouro;
  • Gaspar: originário de regiões próximas ao Mar Cáspio, ofereceu incenso;
  • Baltazar: originário de regiões próximas ao Golfo Pérsico; ofereceu mirra.

Os nomes deles representam a importância do acontecimento:  Belchior/Melchior, “meu Rei é luz”, Gaspar significa “aquele que vai confirmar”, e Baltazar, “Deus manifesta o Rei”. Eles representavam a raça humana de todo o mundo, cada um era de uma etnia e idade diferente.

bernadetealves.com
Dia dos Reis Magos: primeiros adoradores do Poderoso Menino Jesus
  • ouro oferecido a Jesus representava a nobreza e era um tipo de presente oferecido apenas para os Reis da época. Significa a sabedoria celeste e mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei.
  • O incenso representava a fé e era um presente oferecido apenas para os Sacerdotes e significa oração devota.
  • mirra que representava o perfume suave e o sacrifício e era um presente oferecido apenas aos Profetas. Significa a mortificação da carne.

Na Simbologia, os Reis Magos representavam os ricos, os nobres, os poderosos da época que, apesar de seus bens e conquistas, curvaram-se diante de Jesus Cristo, respeitável homem humilde que nasceu em uma simples estrebaria rodeada de animais, nos mostrando que todos nós nascemos para servir o próximo, independente da raça ou classe social.

bernadetealves.com
Magos Baltazar, Gaspar e Belchior: adoradores do Poderoso Menino Jesus, o Rei dos Reis

O relato bíblico não se refere aos magos como reis em momento algum e isso é identificado em diferentes traduções do texto. A Nova Versão Internacional da Bíblia usa a expressão “magos vindos do Oriente”. Na Nova Versão na Linguagem de Hoje, o relato os apresenta como “alguns homens que estudavam as estrelas”. Uma outra versão conhecida como Nova Versão Transformadora, apresenta os magos como “sábios” ou “astrólogos reais”.

Assim, uma relação que podemos fazer por meio dessas versões e baseando nos relatos de estudiosos é que o termo “mago” era utilizado para referir-se a sábioshomens estudiososeruditos. Acredita-se que os magos poderiam ser astrônomos ou mesmo astrólogos, pois algumas versões falam que eles estudavam as estrelas.

bernadetealves.com
Baltazar, Gaspar e Belchior: os magos adoradores do Poderoso Menino Jesus, o Rei dos Reis

Atualmente, a tradição cristã afirma que os três reis magos chamavam-se GasparBaltasar ou Belchior (ou Melchior). Não se sabe se esses eram efetivamente o nome dos reis magos, mas acredita-se que esses nomes tenham sido atribuídos por conta de um documento escrito produzido por volta do ano 500 por um autor desconhecido.

Esse documento é conhecido como Excepta Latina Barbari e nele consta que os magos que levaram presentes a Jesus chamavam-se BithisareaMelichior e Gathaspa. A partir daí,  consolidou-se uma tradição, tanto que no século VIII, escritos de Bedao Venerável, um Doutor da Igreja, já apresentavam os nomes dos magos na forma mencionada: Gaspar, Baltasar ou Belchior (podendo ser Melchior também).

bernadetealves.com
Relicário dos Magos Baltazar, Gaspar e Belchior

Esses “magos” foram convertidos em reis com o passar do tempo e são comumente conhecidos hoje como “três reis magos”.

Existem relíquias sagradas dos reis magos que estão localizados em Colônia, na Alemanha. Diferentes lendas contavam que os reis magos haviam sido enterrados no mesmo local, que supostamente ficava na Península Arábica ou na Pérsia. Tempos depois, os restos mortais deles teriam sido levados para Constantinopla, por ordem de Santa Helena, mãe do imperador Constantino.

O relicário dos reis magos está, atualmente, no interior da Catedral de Colônia, igreja construída a partir do século XIII e conhecida como um dos grandes símbolos da arquitetura gótica.

bernadetealves.com
6 de Janeiro, Dia de Reis: luz de Jesus para a humanidade

A festa de Reis é uma homenagem religiosa de origem portuguesa do século XVII e que só chegou ao Brasil, no século XVIII. Esta data é celebrada de forma diferente. Em muitos países, a troca de presentes do Natal, só ocorre no dia 06 de janeiro, o Dia de Reis ou dos Três Reis Magos.

Muitas pessoas aproveitam o dia para fazer orações, rituais e simpatias para atrair boas energias, sorte, prosperidade, saúde e amor durante  todo o ano. A comemoração é chamada Folia de Reis e também varia de acordo com o país. No Brasil, alguns grupos caminham pelas cidades e comem o tradicional Bolo de Reis.

Simpatia de Reis – Prosperidade e Harmonia da Casa

bernadetealves.com
Simpatia dos Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar – prosperidade e proteção para o lar

Esta simpatia é para trazer muito amor, prosperidade, para ter paz no seu lar e ter alívio a todas as dificuldades e sofrimento durante o ano que passou

Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Baltazar, Belchior  e Gaspar, um ao lado do outro. Mentalize: ”Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam saúde, prosperidade, boas energias para esta casa, protegendo todos os meus familiares”.

Oração aos Santos Reis Magos para fortalecer a casa

“Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é Divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor. Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para que possamos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José, o “Pai de Coração”.  Nosso Senhor Jesus Cristo, Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos nós. Amém!

Fotos: Reprodução