Domingo de Ramos abre a Semana Santa, que marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo

bernadetealves.com
Domingo da Paixão do Senhor: Liturgia e significado da celebração

Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa. Em 2024 acontece em 24 de março onde a Igreja Católica celebra o Domingo da Paixão do Senhor, que abre a Semana Santa, que antecede a Páscoa e marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A data recorda o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. As pessoas saudaram Jesus com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos.

bernadetealves.com
Domingo da Paixão do Senhor abre a Semana Santa, que marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Segundo o ensinamento bíblico poucos dias antes do Domingo de Ramos, o povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas.

Em Mateus 21, 8-9, uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.

A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam:
“Hosana ao Filho de Davi!”
“Bendito é o que vem
em nome do Senhor!”
“Hosana nas alturas!”

O povo teria recebido Jesus com felicidade, colocando ramos de palmeiras e oliveira no caminho para ele passar, o que também foi descrito como hábito antigo, significando triunfo. Dessa forma, o Domingo de Ramos foi consagrado.

bernadetealves.com
Significado dos Ramos no Domingo da Paixão do Senhor

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela faz recordar que os cristãos são apenas peregrinos neste mundo passageiro, que se gasta rapidamente e mostra que a pátria deles não é neste mundo, mas sim, na eternidade.

bernadetealves.com
Domingos de Ramos abre a Semana Santa, que marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus

Na Missa do Domingo de Ramos, os ramos santos lembram os fiéis que são batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa fé é desvalorizada. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Hosana quer dizer salva-nos!

bernadetealves.com
Papa Francisco na celebração de Domingo de Ramos, neste 24 de março, no Vaticano

O Papa Francisco presidiu a celebração deste domingo, o último antes da Páscoa, na Praça São Pedro com a presença de cerca de 60 mil fiéis. A comemoração da entrada festiva do Senhor em Jerusalém precedeu a missa, cujo trecho do Evangelho narrou a história da sua Paixão. No final da liturgia, Francisco recitou o Angelus.

O Papa abençoou e aspergiu com água benta os ramos de oliveira, o símbolo deste domingo, que os presentes seguravam na mão. Em seguida, foi realizada uma procissão com mais de 400 pessoas que levavam os ramos, que se dirigiram do centro da praça para o sagrado. Os cardeais, bispos e sacerdotes concelebrantes tomaram seus lugares ao lado do altar.

bernadetealves.com
Celebração de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro presidida pelo Papa Francisco

Neste Domingo de Ramos, centenas de padres, bispos, cardeais e leigos carregaram solenemente grandes ramos de palmeira em procissão pela praça de São Pedro, no Vaticano, para iniciar a primeira liturgia da Semana Santa.

bernadetealves.com
Domingo de Ramos: Bispos caminham com palmas durante a missa na Praça de São Pedro, em 2024.

O Papa Francisco, vestido com vestes vermelhas, presidiu e leu partes da missa. “Queridos irmãos e irmãs, desde o início da Quaresma até agora preparamos os nossos corações pela penitência e pelas obras de caridade”, disse o papa Francisco no início da Missa do Domingo de Ramos.

“Hoje nos reunimos para anunciar com toda a Igreja o início da celebração do mistério pascal de nosso Senhor, isto é, da sua Paixão e Ressurreição”.

bernadetealves.com
Significado dos Ramos no Domingo da Paixão do Senhor

O papa leu as orações da missa e falou no final da liturgia, oferecendo um apelo pela paz na Ucrânia e orações pelas vítimas do ataque terrorista que ocorreu na última sexta-feira (22) em Moscou, na Rússia.

Em seu apelo pela paz, o papa Francisco fez uma breve reflexão sobre o relato evangélico da entrada de Jesus em Jerusalém montado num burro como o Príncipe da Paz. “Queridos irmãos e irmãs, Jesus entrou em Jerusalém como um rei humilde e pacífico. Abramos nossos corações para ele. Só ele pode nos livrar da inimizade, do ódio, da violência, porque ele é misericórdia e o perdão dos pecados”, disse o papa.

bernadetealves.com
Celebração de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro presidida por Francisco

Na oração, condenou o atentado que matou pelo menos 133 pessoas numa casa de shows perto de Moscou como um ato vil e desumano que ofende Deus. Pediu novamente orações por todos os que sofrem com as guerras, mencionando a Ucrânia e Gaza.

Ao final da liturgia, o papa Francisco percorreu a praça de São Pedro no papamóvel, cumprimentando os peregrinos entusiasmados que agitavam bandeiras e aplaudiam. Francisco acenou e sorriu às pessoas na multidão e não aparentou qualquer dificuldade.

bernadetealves.com
Papa Francisco junto a multidão na Praça de São Pedro no Domingo de Ramos de 2024

Domingo de Ramos é domingo de celebração da Fé e da Justiça. No Livro dos Salmos: “Ainda que floresçam os ímpios como a relva, e floresçam os que praticam a maldade, eles estão à perda eterna destinados”. “Como a palmeira, florescerão os justos, que se elevarão como o cedro do Líbano”.

O Domingo de Ramos recorda os últimos dias de Jesus antes de ser crucificado. É o primeiro dia da Semana Santa. Não é mais uma semana, mas os dias que antecedem a Páscoa, onde somos chamados a viver Cristo em sua Paixão, Morte e Ressurreição.

É Deus quem prepara e conduz nossa vida. Sejamos gratos pelo milagre da vida que se renova todas as manhãs, sejamos gratos pela nossa vida, sejamos gratos pela nossa família, nossa casa, nosso trabalho, nosso sustento, nossa saúde e nossos amigos. Sejamos gratos por todos os livramentos e milagres.

Fotos: Vatican Media, Bénédicte Cedergren/EWTN News, Guglielmo Mangiapane/ Reuters e Jakub Porzycki via Reuters Connect