Juliano Costa Couto: um ícone inspirador da advocacia que presidiu a OAB/DF, morre aos 51 anos

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto, ícone inspirador da advocacia, morre aos 51 anos, em Brasília

É com profundo pesar que registro o falecimento do advogado Juliano Costa Couto, ícone inspirador da advocacia que presidiu a OAB/DF, ocorrido neste 28 de abril, aos 51 anos. Juliano perdeu a luta contra o câncer, essa terrível doença perversa.

Um triste domingo para a advocacia e para Brasília. Dói muito ver um colega partir tão cedo. Perdemos uma referência de uma pessoa e de advogado competente, extremamente gentil, carismático e respeitado que representava os interesses dos cidadãos e da OAB com os olhos do coração. Sua jornada foi marcada por uma integridade inabalável e um compromisso incansável com a Justiça. Hoje nos despedimos não só de um colega, mas de um amigo de alma. Um porto seguro em tempos tempestuosos.

bernadetealves.com
Advogado Juliano Costa Couto: presidente da OAB-DF triênio 2016-2018

Juliano Costa Couto deixa a esposa Aline, os filhos Gustavo e Manuela, os pais Ronaldo Costa Couto e Virgínia, irmãos, sogros, cunhadas e sobrinhos e incontáveis admiradores e pupilos do mestre que iluminava mentes. Juliano parte deixando um vazio no coração daqueles que ele amava, dos amigos que o amavam e de todos os colegas que o admiravam.

Juliano fazia questão de mostrar sua admiração pelo pai que é historiador, jornalista, professor e político brasileiro, Ronaldo Costa Couto, que é aposentado como conselheiro do Tribunal de Contas do DF depois de exercer cargos de destaque, como governador do Distrito Federal e ministro do Interior, Gabinete Civil e ministro do Trabalho.

bernadetealves.com
Luto em Brasília: morre o advogado e professor Juliano Costa Couto aos 51 anos

Neste domingo, 28 de abril, Juliano parte de forma inesperada deixando uma enorme dor em nossos corações, um momento de muita tristeza para a advocacia e principalmente para a sua amada família. Nossas orações e solidariedade a todos. Que Deus o receba em sua imensa misericórdia e lhe conceda Luz Eterna.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto: professor universitário e ex-presidente da OAB-DF deixa Brasília de Luto

O corpo do respeitado advogado e renomado professor, Juliano Costa Couto, será velado na segunda -feira, dia 29 das 9h às 12h, na Capela 10 do Campo da Esperança. O enterro será às 12h30. Que possam encontrar conforto na lembrança de seu legado de humanidade, integridade, ética, dedicação ao direito e a Brasília, cidade que amava.

Tive o privilégio de conviver com ele, mais de perto, quando presidiu a nossa entidade e compartilhou conosco muitas lições de vida. Foi um presidente irrecorrível. Era a personificação da lealdade e da confiança. Sua empatia e capacidade de entender os outros eram incomparáveis, assim como sua generosidade e dedicação em ajudar sem nunca esperar nada em troca.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto, entre o desembargador Romeu Gonzaga Neiva e o advogado Bruno Rangel Avelino

Juliano tinha o dom de resolver conflitos com simpatia e palavras bondosas. Ele sempre preferiu seguir em grupo do que brilhar sozinho e se tornou um líder incontestável. Ele sabia o nome de todos mesmo os recém formados. Com sorriso fácil e amplo diálogo conquistou o protagonismo e escreveu uma linda história de ética, respeito e generosidade.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto com o ministro do Supremo Gilmar Mendes

Juliano era um ser humano gentil, carismático e bondoso. Um profissional exímio que exerceu o direito com coragem e sempre buscando a melhor justiça. Trabalhou incansavelmente para a construção de uma advocacia independente e respeitada. Juliano era um líder que iluminava caminhos e mentes de forma altiva, agregadora e positiva.

Em uma das tantas oportunidades em que acompanhei a sua jornada marcada por uma integridade inabalável, recordo aqui uma de suas lições de sabedoria quando foi paraninfo.

bernadetealves.com
Professor e paraninfo Juliano Costa Couto falando aos novos advogados

Dr. Juliano Costa Couto estimulava os novos advogados e advogadas a aplicarem sempre a ampla defesa e o contraditório. “Não se deixem levar pelas opiniões que, como o vento, mudam os rumos da biruta do aeroporto. Vocês devem ter atenção para procurar saber de um caso até tomar um juízo concreto de posição sobre aquela acusação”.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto: ícone inspirador da advocacia, morre aos 51 anos

Costa Couto aconselhava os novatos a manterem sempre o espírito conciliador.  “Quem briga são as ideias e não as pessoas. O advogado ao lado não é seu inimigo. Lembrem sempre disso” . Sábias palavras de um inspirador que amava o que fazia e que se aplica também no nosso dia a dia.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto passando o comando da OAB para Délio Lins e Silva Jr. em 2019

Quando passou a presidência da OAB/DF para Délio Lins e Silva Jr.., disse: “Fizemos uma administração democrática e justa. Acredito que honramos a Casa da liberdade, da advocacia e do Direito. Nossa administração foi de muita luta e muito trabalho. Reformamos as dependências do Clube, reformamos e inauguramos três Escritórios-Modelos, reformamos e inauguramos novas subseções. Iniciamos o projeto OAB Itinerante. Fortalecemos nosso quadro funcional com o plano de cargos e salários de nossos funcionários. Mantivemos a anuidade como uma das mais baixas do país. Tivemos as contas aprovadas com louvor pelo CFOAB. Saio, assim, com o sentimento de dever cumprido“, declarou Juliano Costa Couto.

bernadetealves.com
Paulo Maurício Braz, Délio Lins e Silva, Juliano Costa Couto e Andréa Saboia na OAB-DF

Em reverência à memória do advogado, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, o decretou luto oficial de três dias. O presidente da seccional do DF, Délio Lins e Silva Jr., também decretou luto de três dias assim como o governador do DF Ibaneis Rocha.

É com profundo pesar que o Conselho Federal da OAB lamenta o falecimento de Juliano Costa Couto, ex-presidente da Seccional do Distrito Federal no triênio de 2016 a 2018. Juliano foi uma figura emblemática no cenário jurídico, dedicando sua vida à advocacia e à defesa dos direitos fundamentais.

“Juliano foi um colega de inestimável valor, um advogado fervoroso e um líder inspirador, que sempre colocou a justiça e o bem-estar da nossa classe em primeiro plano. Sua dedicação incansável e seu compromisso com os princípios éticos da advocacia deixaram uma marca indelével em todos nós que tivemos a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Em nome de toda a advocacia brasileira, expresso nossa profunda gratidão por seu serviço exemplar e nossa sincera solidariedade à sua família e amigos neste momento de profunda tristeza”, declarou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. 

bernadetealves.com
Presidente da OAB-DF Juliano Costa Couto entrega carteira para o advogado Asdrubal Júnior

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lamentou a morte do do ex-presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto por meio de suas redes sociais. “Foi um advogado pleno e um líder incontestável à frente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, entidade que presidiu de 2016 a 2018, e onde tivemos a oportunidade de trabalhar juntos, revelando sua competência, equilíbrio e permanente disposição para o diálogo”.

bernadetealves.com
Ibaneis Rocha passa a presidência da OAB-DF em 2016 para Juliano Costa Couto

O governador falou do legado que deixa o advogado que lhe sucedeu na presidência da Ordem. Juliano e Ibaneis atuaram juntos na OAB/DF. Ibaneis Rocha presidiu a OAB/DF no triênio 2013-2015 e entregou o cargo a Juliano, em 2016. No discurso durante a posse de Juliano Costa Couto, Ibaneis Rocha destacou seu espírito de independência e emocionou-se, dizendo que Juliano Costa Couto seria o “maior presidente da história da OAB do Distrito Federal”.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto assume presidência da OAB/DF em 2016

Com sua prematura partida o advogado e atualmente governador do DF, emocionado, fala do legado que o colega de profissão deixa. “Há de inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima. Seu nome será sempre recordado com saudade, tanto pelos amigos e amigas, pela advocacia, pelo Direito que ele defendeu, e por Brasília, que tanto amou. Aos familiares, deixo os mais sinceros pêsames”.

bernadetealves.com
Três ex-presidentes da OAB/DF: Esdras Dantas, Ibaneis Rocha e Juliano Costa Couto

O atual presidente da Ordem, Délio Lins e Silva Jr., lamentou a partida do advogado. “Juliano era, acima de tudo, um grande amigo. Que ele seja recebido com todas as homenagens por Deus e que a família possa se unir ainda mais nesse momento de dor. Dia muito triste para todos nós. A OAB/DF já está com luto oficial decretado e presta toda a solidariedade a um ex-presidente muito querido por toda a advocacia”.

bernadetealves.com
Advogados Cleber Lopes, Alexandre Pinheiro, Francisco Caputo e Juliano Costa Couto, ícones da advocacia em Brasília

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manifestou pesar pela perda do advogado. Em nota publicada no portal oficial, o tribunal prestou solidariedade à família e aos amigos de Juliano. 

bernadetealves.com
Advogado e Professor Juliano Costa Couto

Juliano Costa Couto formou-se pela UDF, em Brasília, em 1997; era mestre em Direito Constitucional, Processo Constitucional, pelo IDP-Brasília, e pós-graduado em processo civil, pelo ICAT-Master/AEUDF. Era professor universitário desde o ano 2000.

O advogado foi membro de comissões, conselheiro, diretor e presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal por três anos. Após deixar a presidência da OAB, Juliano Couto dedicou-se à advocacia e a iluminar mentes para as carreiras jurídicas.

bernadetealves.com
Juliano Costa Couto: ex-presidente da OAB-DF, agraciado com a medalha do mérito Dom Bosco do TRT

Juliano Costa Couto dedicava-se à advocacia no escritório Costa Couto Advogados, do qual era sócio fundador junto com Éder Machado Leite. Era destaque na Justiça trabalhista e nos Tribunais Superiores.

bernadetealves.com
Advogado Juliano Costa Couto com sua preciosa família

Em novembro de 2022 tomou posse como Acadêmico, na cadeira 76 do patrono Leonel Franca, no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, para orgulho de seu pai o pioneiro e acadêmico Ronaldo Costa Couto. O mestre e jurista foi levar seu conhecimento, tempo e talento em prol da proteção do patrimônio, da história e valores da capital federal e trabalhar pelo desenvolvimento sustentável de Brasília e do Distrito Federal.

bernadetealves.com
Advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF, toma posse como Acadêmico na cadeira 76 do IHG-DF

Fotos: Arquivo Pessoal e OAB-DF