Aniversário e legado de JK é celebrado com homenagens no Memorial em Brasília


O Memorial JK comemorou, neste 12 de setembro, os 123 anos de nascimento do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. O brasileiro visionário que nasceu em Diamantina, Minas Gerais em 1902, e que ousou sonhar grande e mudou o Brasil.


Um líder que abriu caminhos para o desenvolvimento e respeitabilidade do Brasil no exterior. Juscelino valorizou a democracia, respeitou a liberdade, os direitos civis e a representação popular. Sua atuação foi marcada pelo respeito e diálogo com os Três Poderes da República. JK foi um dos maiores democratas que esse país já teve.


Homenagear Juscelino Kubitschek é ressignificar a história de Brasília, essa história que é única. Seu legado está em cada canto desta linda e acolhedora cidade e em cada pessoa que aqui vive, principalmente no magnífico trabalho desempenhado por Anna Christina Kubitschek, à frente do Memorial JK nestes 25 anos.

Para celebrar o 123° aniversário de nascimento de Juscelino Kubitschek, a neta Anna Christina acompanhada de seu marido o empresário e ex-governador Paulo Octávio Pereira, recebeu autoridades, convidados e jornalistas para comemorar o 123° aniversário de nascimento de Juscelino Kubitschek, na manhã desta sexta-feira no Memorial.

A solenidade em homenagem ao fundador de Brasília, um dos presidentes mais respeitados do país, e líder que fez o Brasil crescer 50 anos em 5, contou com a presença de autoridades, pioneiros e admiradores de JK e funcionários do museu que preserva a história de Brasília e o legado de JK.

Na ocasião, foram depositados buquês de rosas brancas no túmulo do fundador de Brasília pela presidente do Memorial JK Anna Christina, a pioneira Wilma Pereira, a vice-governadora Celina Leão, o vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati; o presidente do Correio Braziliense Guilherme Machado; o presidente da Poupex, general Valério Stumpf, o ex-ministro, historiador e biógrafo de JK, Ronaldo Costa Couto; e o advogado Paulo Castelo Branco, presidente do IHG-DF, o deputado distrital Jorge Viana, dentre outras importantes presenças.


O desembargador Roberval Belinatti disse que homenagear o Presidente Juscelino é homenagear um dos maiores brasileiros de todos os tempos e um dos maiores presidentes da história do Brasil. “O Presidente Juscelino transformou esperança em ação, sonho em concreto, ideal em cidade. Brasília é a sua eternidade de pedra e luz: o coração de um Brasil moderno, erguido em meio ao cerrado como símbolo de coragem, de união e de fé no destino de nossa pátria”.


“As flores que depositamos em seu jazigo nesta data simbolizam nosso reconhecimento ao Presidente Juscelino pelos valores que ele defendeu em favor da justiça, do desenvolvimento com inclusão e da democracia com respeito às instituições. Esses valores permanecem vivos, inspirando o Brasil a proteger cada vez mais os direitos fundamentais de seu povo e a dignidade humana”, declarou o vice-presidente do TJDFT.

Na oportunidade também foi comemorado os 44 anos de fundação do Memorial JK, um espaço para cultuar a democracia. Inaugurado em 1981, o local reúne acervo pessoal e político do ex-presidente, fotos que contam detalhes de sua vida e obra, a sala de metas para seu governo, maquetes, vestes, imagens da construção e inauguração da capital e, ainda, uma reconstrução da biblioteca pessoal do presidente JK.

O Museu mais bem avaliado de Brasília, é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, realizado a pedido ex-primeira-dama Sarah Kubitschek. Inaugurado em 12 de setembro de 1981, o espaço tem, na sua parte superior, a mais famosa estátua de JK, construída por Honório Peçanha, que adorna um pedestal distante quase 30 metros do solo. No interior, visitantes têm a oportunidade de ver fotos, trajes, comendas e objetos de JK e Dona Sarah, além de visitar o túmulo do ex-presidente.

O presidente JK comandou uma verdadeira mudança de cenário do Brasil, abrindo caminho para o desenvolvimento da nação brasileira como um todo, cuja meta-síntese era a construção de Brasília, cumprindo um dispositivo constitucional seguidamente ignorado.

No final da cerimônia, a presidente do Memorial foi homenageada pelos funcionários. Emocionada, ela lembrou da avó Dona Sarah e da mãe Márcia Kubitschek, mulheres incansáveis no trabalho da preservação da história de Brasília e de seu fundador, o presidente da República Juscelino Kubitschek.

“Ele (JK) foi uma figura visionária, justa e audaciosa. Se não por ele, não estaríamos aqui. E o Memorial resgata justamente essa epopeia que foi a construção de Brasília”, disse Anna Christina. “Eu era muito ligada aos meus avós, tanto que, quando minha avó Sarah faleceu, ela deixou o desejo de que eu assumisse o Memorial”, lembrou Anna Christina Kubitschek Pereira.

O vice-presidente do Memorial, Paulo Octávio Pereira, destacou a importância de celebrar o legado de Juscelino. “O Brasil precisa ter referências e respeitar aqueles que contribuíram para melhorar o país. JK foi um desses líderes. Um homem que soube governar por cinco anos, democraticamente e respeitando todos, avançando na economia do país, construindo Brasília — tudo na maior confluência e integração dos poderes, além de muita liberdade e democracia”.

Aberto de terças-feiras a domingos, entre 9h e 18h, o Memorial JK é um importante espaço de estudos para alunos da rede pública. Todos os dias, ônibus chegam com estudantes de todos os cantos da Capital.

Fotos: Reprodução e Arquivo Pessoal













