Otite em pets: como detectar e tratar

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cães e gatos têm o ouvido muito sensível e estrutura delicada. Desse modo, podem ser acometidos facilmente por doenças que prejudicam o seu bem-estar. As orelhas são bastante vulneráveis devido ao calor e umidade, um  local propício para a instalação de ácaros, fungos e bactérias. O ouvido destes animais é composto de três partes: ouvido externo, médio e interno. E qualquer uma dessas três partes pode infeccionar, o que pode causar muitos incômodos e problemas se não for tratada a tempo.

Cão com otite
Cão com otite

A otite é uma das enfermidades mais comuns nos cachorros. Provoca desconforto, coceira e dor local. Ela tem tratamento fácil, por isso é importante detectá-la a tempo. Nós conversamos com o médico veterinário Paulo Henrique de Carvalho, diretor do Centro Veterinário Asa Sul, sobre esta doença.

Exame de rotina
Veterinário Paulo Henrique de Carvalho

Dr. Paulo, como identificar o problema?

Um dos sinais de que há algo errado com o ouvido do animal são os balanços da cabeça. Ao sentir o desconforto no ouvido o cão move as orelhas para o lado, tenta esfregá-la no chão ou nos móveis. O ouvido fica avermelhado,com secreção amarelada e com odor rançoso. Alguns animais ficam irritados e agressivos. Outro indício da doença é quando o cão não deixa apalpar a cabeça ou mandíbula e tem dificuldade ao mastigar. Detectar a inflamação a tempo impedirá que se produzam complicações ou inflamações mais crônicas.

Exame otoscópico
Exame otoscópico em ouvido canino

O que causa a otite canina?

Existem várias causas. A principal origem do problema é a umidade. Quando as orelhas não são secas após o banho ou natação, esta umidade afeta o conduto auditivo, acarretando uma otite. A doença também pode ser causada por parasitas externos, como ácaros, fungos, corpos estranhos e excesso de pelo no canal auditivo. Há casos em que os animais produzem cerúmen no conduto auditivo em excesso.Também pode ocorrer devido a malformações anatômicas, transtornos hormonais e dermatites alérgicas, condições externas como o aumento da umidade no canal auditivo ou hábitos pouco adequados de limpeza.Tudo isso pode causar otite, uma inflamação do conduto auditivo externo, que é formado por cartilagens cobertas de pele e compreende desde o pavilhão auditivo até o tímpano.

otite canina
Otite canina

Qual é o tratamento para otite canina?

Para tratar a otite canina, é necessário realizar um exame preliminar, coletar um pouco de cerúmen para identificar a causa. Após isso realizar uma limpeza no canal auditivo para eliminar as secreções e elementos estranhos, e medicamentos para eliminar os agentes que estiverem causando a inflamação. Para evitar que o problema evolui e cause alterações de equilíbrio, ou até neurológicos, é preciso realizar o tratamento da forma prescrita pelo veterinário. Após a cura da otite, o dono deve sempre manter limpos os ouvidos dos seus animais a fim de evitar que o problema volte.

cuidados com ouvido
cuidados com ouvido canino

Como prevenir a doença?

Para prevenir a doença, o primeiro passo é limpar as orelhas de forma periódica. Limpar a parte externa da orelha com uma toalhinha umedecida em água morna e sabonete neutro. Depois secar bem. As paredes auditivas devem ser limpas com uma gaze enrolada no dedo, nunca com cotonetes, pois eles empurram o cerume para dentro do canal auditivo. Para limpar o ouvido interno, é necessário usar produtos específicos recomendados por um veterinário.

Centro Veterinário Asa Sul
Dr. Paulo Henrique de Carvalho, Centro Veterinário Asa Sul.

Como vimos a limpeza dos ouvidos de nossos cães e gatos deve ser encarada como um ato preventivo. Além da nossa responsabilidade como tutor é um momento de carinho com nossos bichinhos. Não podemos deixar que nossos animais de estimação sintam dor e incomodo. É muito importante não só manter a higiene das orelhas dos nossos pets como também levá-los periodicamente para um exame geral.