Coração: É possível mantê-lo saudável!

Dia Mundial do Coração

O “Dia Mundial do Coração”, comemorado neste 29 de setembro, tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para mantê-lo saudável e conscientizar a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade.

Vamos aproveitar este dia e todos os demais para proteger este importante órgão com escolhas mais saudáveis. O coração é a bomba que faz nosso sangue circular pelo nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para todas as nossas células e ao mesmo tempo fazendo uma limpeza dos resíduos metabólicos, ou seja, do que restou das reações químicas que ocorrem em casa célula. É dele que vem os nossos sentimentos mais nobres mas, também,  as doenças mais temidas.

Dia Mundial do Coração

O cardiologista Brasil Caiado diz que o segredo para manter o coração no ritmo certo é ser perseverante e seguir um estilo de vida saudável para proteger o corpo como um todo. “A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção, através da adoção de hábitos de vidas saudáveis”.

As dicas do cardiologista são: Praticar atividade física regular, depois de avaliação médica; tomar de 6 a 8 copos de água por dia; adotar dieta saudável rica em frutas, verduras, cereais integrais e peixes; reduzir a ingestão de gorduras, álcool, doces e refrigerantes; substituir o leite integral pelo desnatado; preferir queijos brancos e não exagerar no sal. Visitar periodicamente o médico, manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do coração.

O médico recomenda que os check-ups de coração comecem a partir dos 20 anos de idade ou caso apresente algum sintoma sugestivo de problemas cardíacos, tais como dores no peito (angina) desencadeadas pelo esforço físico ou emoções, aliviadas com repouso; falta de ar e inchaço nas pernas ou pelo corpo; sensação de alteração do ritmo cardíaco associado ou não a palpitação e desmaios, dentre outros.

Estudo Internacional constatou que em 90% dos casos os fatores de risco que levam ao infarto do miocárdio são a presença de hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado (presente em quase todos os obesos), tabagismo, obesidade abdominal e estresse de forma isolada ou associados entre si.

As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no Brasil,  de acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde. A PNS informa que essas doenças também causam os maiores custos com relação a internações hospitalares. Por ano, 300 mil pessoas são vítimas de infarto, derrame, insuficiência cardíaca e angina. A tendência, segundo especialistas, é que este número aumente ainda mais.

 “Atualmente as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em nosso pais e continuarão sendo a primeira causa em mortalidade até o ano de 2050”, diz o cardiologista Brasil Caiado.

Dia Mundial do Coração

Vamos então dizer não ao stress, cultivar o bom humor, não guardar mágoas e relaxar. Vamos cuidar bem de quem segura as nossas emoções. O coração agradece!