Nannacay: moda para consumo mais consciente e preservação do planeta

Valorizar produtos da terra e capacitar pessoas para o mercado de trabalho sempre moveu a carioca Marcia Kemp que carrega na veia a cidadania criativa. Consumo consciente e preservação do planeta sempre pautaram a vida da executiva de padrão internacional.
Durante viagem ao Peru em 2014, ao conhecer uma cestaria, percebeu que poderia transformar aquelas peças simples de palha em acessórios de moda e valorizar o trabalho daquelas pessoas. Marcia viu um grande potencial criativo e transformou aquele oficio em algo profissional e mais rentável.

A bem-sucedida executiva de vendas da multinacional IBM resolveu caminhar com as próprias pernas e criou um projeto de moda social e criativa. Foi assim que surgiu a Nannacay com produtos únicos, com referências culturais do Brasil, Peru e Equador. Nannacay significa “irmandade de mulheres”, numa linguagem em ketchua, dos incas.
Marcia Kemp visitou comunidades de artesãos andinos, selecionou 13 artesãs e passou a ensiná-las a dar cor e textura a palha. Foram meses e meses de trabalho e aprendizado com matérias primas de outros locais.“Graças à nossa política de capacitação, ajudamos a tornar muitas mulheres independentes, com muito trabalho, muito cuidado, e muito carinho”, declara a empreendedora.

Para a confecção das bolsas Márcia selecionou vários tipos de palhas. Do Peru o junco, do Equador a toquilha, do sul do Brasil a palha de milho e do Piauí o sisal e carnaúba.“Quando o artesão tece, ele está colocando um sentimento dele, vontade de melhorar na vida e por que considero que estas peças são luxo”, diz Marcia Kemp.

A Nannacay atua no Peru, no Equador e em algumas localidades do Brasil capacitando e desenvolvendo os talentos de artesãs, que transformam o junco cru ou tingido em inúmeros tipos de bolsas, chapéus e colares.
As bolsas da marca brasileira Nannacay,de cores vivas e fortes, com pompons em cascata e acabamento em vários tons de couro entre bege e marrom, são acessórios que tem seu lugar marcado nos closets de muitas personalidades.

Marcia Kemp trabalhou como voluntária no Instituto da Criança por mais de uma década e viu o quanto o trabalho faz diferença na vida das pessoas. Por isso a empresária resolveu capacitar os meninos que vendem arte nas ruas do Rio ensinado-os a trabalhar a tinta na palha e dar um acabamento refinado ao trabalho manual.
A grife carioca de acessórios de palha Nannacay abriu em 2017 a primeira loja física no Leblon com a presença da sociedade carioca e da amiga e incentivadora Lenny Niemeyer.

As celebridades Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Isis Valverde, Juliana Paes, Poppy Delevingne e a cantora Beyoncé, já compraram os produtos da marca brasileira Nannacay. Os acessórios de palha podem ser adquiridos online por meio de e-commerces como Moda Operandi, Shop2gether e Farfetch.
A Nannacay está à venda em grandes multimarcas internacionais, como Bon Marche, Net-a-Porter e Harvey Nichols. As bolsas e acessórios criados por Marcia Kemp são sucesso também na Europa.

Em agosto deste ano os brasilienses conheceram a empreendedora da moda social durante desfile na Embaixada do Equador. A empresaria da moda de Brasília,Cleuza Ferreira, ficou encantada com os produtos e resolveu colocá-los à venda na sua Magrella, no Lago Sul.
É a moda praia fazendo sucesso também nos looks do dia a dia de pessoas de todas as idades.