Civis e Militares recebem Medalha Mérito Segurança Pública DF

Medalha Mérito Segurança Pública DF
Rodrigo Rollemberg agraciado com a Medalha Mérito Segurança Pública DF

A Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro, foi palco da solenidade de entrega da Medalha Mérito Segurança Pública do Distrito Federal, a servidores civis e militares e representantes da sociedade.

A honraria, criada em 2003, é a maior condecoração no âmbito local e reconhece os que colaboram de forma efetiva em ações em prol da sociedade e para a integração das forças que compõem o sistema de segurança pública do Distrito Federal. Dentre os homenageados, o governador Rodrigo Rollemberg, o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, secretários de governo, diretores de empresas públicas, entre outras autoridades.

Medalha Mérito Segurança Pública DF
Ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann e o governador Rollemberg

A Medalha Mérito Segurança Pública é oferecida em ouro e prata. A Medalha  com Colunata em Prata é concedida aos servidores civis e militares dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal e a cidadãos civis e militares que, em tempo de paz, praticarem atos de abnegação, coragem ou bravura, com risco para a própria vida, devidamente comprovados em procedimento próprio.

A com Colunata em Ouro é concedida às pessoas citadas no parágrafo anterior, quando ocorrer morte comprovadamente resultante de seus atos de abnegação, coragem ou bravura.

Medalha Mérito Segurança Pública DF
Governador de Brasília Rodrigo Rollemberg

O governador de Brasília Rodrigo Rollemberg agradeceu o desempenho de cada homenageado e citou ainda os desafios ao longo da gestão.“Assumimos o governo em um momento tenso da história política do nosso País. A atuação conjunta das forças de segurança do DF e do governo federal, com o alto espírito público dos servidores, permitiu que atravessássemos essa fase sem nenhum incidente mais grave na nossa cidade”,declarou.

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, fez um balanço da gestão e ressaltou o trabalho de diversos órgãos de maneira integrada, como é feito no Centro Integrado de Operações de Brasília.

Medalha Mérito Segurança Pública DF

O Ciob  reúne 22 instituições,  além de corporações, como Polícia Militar e Civil, inclui serviços de mobilidade, saúde e fiscalização. “É um desafio colocar toda a equipe em prol de um mesmo objetivo, fazendo parte de um mesmo plano e ação. Temos áreas integradas de segurança com diversos órgãos, com dados, estatísticas, diagnósticos e ações conjuntas”, ressaltou Sampaio.

Medalha Mérito Segurança Pública DF
Silvain Barbosa Fonseca Filho, diretor do Detran e o governador Rollemberg
Medalha Mérito Segurança Pública
Medalha Mérito Segurança Pública DF