Defensores da Cidadania recebem “Mérito Dignidade Humana”

A Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência (SUBAV), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), homenageou pessoas e instituições que se destacam na promoção da dignidade humana, da justiça, da cidadania e dos direitos humanos, durante o ano de 2018 com o troféu “Defensores da Justiça e da Cidadania” e a medalha “Mérito Dignidade Humana”.

A entrega do troféu e da medalha integra as comemorações aos 70 anos de existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A premiação reconhece o trabalho de anos de cada um dos homenageados. E foi pensando nisso, ações que resultam na melhoria, bem-estar e na felicidade da humanidade, que a Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência tem a alegria de realizar esse evento de gratidão e reconhecimento”, declarou Andressa Augusto de Queiroz, subsecretária da SUBAV.


Para o professor Washington Araújo, Chefe da Unidade da Subav, a noite foi marcada pelos melhores ideais de paz, cidadania e justiça social. “Com as diversas parcerias, conseguimos realizar grandes eventos, como Mutirão da Cidadania, Mutirão da Criança, Casamento Comunitário, eventos para a prevenção à violência, apoio e fortalecimento dos vínculos familiares de vítimas da violência”.

Dentre os homenageados o empresário Helio Nakanishi, Juliana Galego, Sanzia Maia, Deputado Agaciel Maia, empresário Hélio Queiróz e o delegado Haendel Silva. Além deles, também foram premiados os projetos Vira Vida-Sesi, Amor Exigente, Vez e Voz, Casa Azul, Crevin, Faça Uma Criança Feliz, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o Conselho Tutelar, Instituto SER Criança, Ordem dos Advogados do Brasil, a Polícia Militar – Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid), a Defensoria Pública da União, algumas escolas públicas, entre outros homenageados.

O Instituto Helio, comandado por Helio Nakanishi, em mais de duas décadas de atividades, atua capacitando pessoas em vulnerabilidade social, além da prestação de serviços diretamente à população nas mesmas condições, resgatando a dignidade de cada cidadão por meio da beleza.

Juliana Galego participou em 2018 da celebração de casamentos comunitários, do Mutirão das Crianças e de atividades de apoio às mulheres vítimas de violência, com a realização de oficinas de apoio psicológico e artesanato, para que elas tenham uma profissão e deixem de depender financeiramente dos agressores. “Muitas permanecem em um lar porque dependem desses homens. Nós ensinamos elas a bordar, tecer, cozinhar”, declarou Juliana. “Foi uma honra enorme ser reconhecida pela capacidade de se doar ao próximo”, completou.



Durante o evento, no Minas Hall, no Setor de Clubes Esportivos Norte, diversos grupos artísticos locais mostraram seu talento com apresentações musicais, de percussão e dança, seguido de um jantar oferecido aos homenageados e convidados.


A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, gestão governo Rollemberg, encerra suas atividades de 2018, prestigiando instituições e pessoas que atuam e atuaram não só em conjunto com a Sejus, como paralelamente de forma continuada, imprescindível e indispensável à toda população do Distrito Federal.
Fotos: César Rebouças