Rubens Santoro Neto toma posse como administrador do Lago Sul
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha participou, na manhã de sábado, 12, da cerimônia de posse do administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, advogado renomado e sobrinho do saudoso maestro Cláudio Santoro.

O advogado, morador do Lago Sul há 40 anos, recebeu o governador, o vice governador, e os secretários: de Obras, Izidio Santos; de Habitação, Mateus Oliveira; e de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo; empresários, moradores, familiares e amigos com um café da manhã na sede da administração regional.


Dentre os ilustres moradores do Lago Sul e convidados do novo gestor estavam o pioneiro Gilberto Salomão, o presidente da Alapa, Marconi de Souza,o presidente do MDB, Tadeu Filippelli, ex-vice governador do Distrito Federal e Henrique Hargreaves, ex-ministro da Casa Civil.
Rubens Santoro Neto é amigo de Ibaneis Rocha há mais de 30 anos e disse que vai dar o seu melhor para retribuir a confiança do governador. O gestor disse que vai implementar planos de trabalho para proporcionar aos moradores do Lago Sul uma cidade segura, limpa e com qualidade de vida.

“Estou aqui a pedido de um amigo, para fazer aquilo que deve ser feito, com a rapidez que ele acha que deve ser feito”, disse o administrador Rubens Santoro. Dentre as medidas emergenciais estão a revitalização do asfalto, limpeza e poda de árvores.

Rubens falou da importância da parceria público/privada. “Acho importante que a comunidade do Lago Sul atue em conjunto com a administração. Nada melhor do que marcar um café da manhã para me apresentar aos moradores, para que saibam o que pretendo fazer e para a gente comece a fazer um bom trabalho em prol da comunidade”, declarou Santoro Neto.

O administrador disse que vai dar ênfase à área de fiscalização e aprovação de projetos. “As portas da administração estarão abertas todos os dias para receber as demandas da comunidade”, declarou Rubens.

O governador Ibaneis Rocha disse que escolheu para o Lago Sul quem mora e conhece as prioridades do local. “Eu estou doando para a comunidade o que tenho de melhor, que é o meu melhor amigo”, declarou.

Durante a posse, Ibaneis Rocha afirmou que pretende revitalizar os parques vivenciais da região para a população de toda a população fazer uso do espaço. Sobre as atividades comerciais falou: “Qualquer atividade tem de ser de baixíssimo impacto, e tudo conversado com a comunidade. Sabemos que a comunidade mudou muito, mas não podemos deixar que isso interfira na vida e na paz da comunidade”, assegurou Ibaneis.

Com relação a orla do Lago Paranoá, o também morador da região há 20 anos rebateu a proposta de Rodrigo Rollemberg e garantiu que fará do lugar um “bairro realmente residencial”. No entanto, do ponto de vista ambiental, o projeto é bem visto.

“Eu tenho uma visão diferente do ex-governador Rodrigo Rollemberg no que diz respeito à liberação da orla do lago”, disse Ibaneis. Para ele, deve ser cumprida a determinação judicial de liberação “no que diz respeito à preservação ambiental” – mas nada além disso.


“A liberação tem de ser feita, cumprindo a decisão judicial integralmente no que diz respeito à preservação ambiental, cumprindo os 30m, com nenhum tipo de construção. Mas aquilo ali tem de ser preservado, não pode ser asfaltado, não pode ter gente circulando, porque isso traz sujeira para dentro do nosso lago”, diz Ibaneis.

“Aquilo ali tem que ser preservado, não pode ser asfaltado, não pode ter gente circulando, porque isso traz sujeira para dentro do nosso lago.” “A sentença judicial será cumprida integralmente, mas com uma visão de preservação, não com essa visão de ocupação”, declarou Ibaneis Rocha.

O presidente da Associação dos Amigos do Lago Paranoá, empresário Marconi de Souza, está apostando na gestão do advogado e morador Rubens Santoro Neto. “Estamos felizes com a indicação do governador Ibaneis Rocha e dispostos a colaborar com as medidas governamentais que serão implantadas pelo administrador Rubens Santoro. ‘Administração de Portas Abertas’, como disse o administrador, é desejo da Alapa. O Lago Paranoá é um cartão postal da capital do país e proporciona qualidade de vida e por isso precisa ser cuidado por todos. Esperamos que os anseios da comunidade tenham eco e que a gestão seja democrática”.

A Alapa vem há bastante tempo trabalhando pela segurança e qualidade de vida dos moradores do Lago Sul. A Associação defende a qualidade do solo e da água do Lago Paranoá e realiza campanhas de conscientização e de limpeza do local. “Todos nós precisamos defender um dos principais pontos de lazer e esporte para que não seja colocado em risco. Queremos que as pessoas ocupem o Lago de forma consciente e responsável. Aparentemente, o espelho d’água é limpo, mas o fundo está sujo: há restos de construção e muitos dejetos como latas de cerveja, garrafas PET, pneus e todo tipo de lixo”, alerta Marconi de Souza.



