São Paulo festeja 465 anos exaltando a diversidade cultural e de pessoas
Maior cidade e maior centro financeiro do Brasil, São Paulo, completa neste 25 de janeiro, 465 anos, com uma programação especial e gratuita para alegria dos seus milhares de habitantes. No Vale do Anhangabaú, espaço situado entre os viadutos do Chá e de Santa Ifigênia, a programação é intensa com encontros, shows e muito funk, samba, rap, pop, MPB e rock.
A capital paulista ostenta milhares de arranhas-céus, que reúnem outros milhares de escritórios e sedes de multinacionais ao longo da Marginal do Rio Pinheiros ou na Avenida Paulista.
A cidade conquistou tamanha importância graças aos nordestinos, que trabalharam nos complexos industriais e na construção civil; os italianos, na produção de café; além dos japoneses. Migrantes de várias regiões do Brasil e do mundo formam a identidade que a cidade exibe hoje.

Atualmente, vivem na capital paulista 12,2 milhões de pessoas e 21,6 milhões em toda a região metropolitana, uma das maiores do mundo. A capital também é referência cultural no país e no mundo. Um desses símbolos é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, idealizado pelo empresário paraibano Assis Chateaubriand e projetado pela ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, em estilo modernista.
Em meio a imensidão urbana, São Paulo, guarda três aldeias indígenas em seus extremos – Parelheiros e Pico do Jaraguá, alem do importante Parque Ibirapuera.
Para homenagear o aniversário da cidade, o Parque Ibirapuera vai fazer um show de luzes na noite desta sexta-feira, na fonte flutuante de 110 metros de comprimento e que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto.
As projeções contam a história da cidade, mostram pontos marcantes e bairros tradicionais, para exaltar a diversidade cultural e de pessoas da capital paulista. O espetáculo acontece às 20h30 e às 21h e vai até o dia 3 de fevereiro.