Barbie completa 60 anos com o mesmo sucesso apesar da acirrada concorrência

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

A boneca Barbie, a mais icônica e fashionista de todas, criada por Ruth Handler, foi apresentada no Salão do Brinquedo de Nova York, em 9 de março de 1959. No primeiro ano foram vendidas 300 mil bonecas. Teve mais de 200 carreiras e continua a explorar novas profissões.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com
Ruth Handler e suas bonecas
Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com
A casa de Barbie e Ken

Nathan Baynard, diretor de marketing global da boneca, diz que a cofundadora da Mattel, Ruth Handler, foi inspirada por seus próprios filhos para criar a boneca. “Sua filha Barbara estava limitada nas escolhas de seus brinquedos – havia apenas bonecos bebês”, contou Baynard.  Barbie é, naturalmente, uma versão abreviada de Barbara.

 

A boneca deveria ensinar às meninas “que elas tinham escolhas, que poderiam ser qualquer coisa. Em 1959, essa era uma ideia radical!” disse Baynard. A Barbie foi um sucesso instantâneo.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

Desde seu lançamento a boneca foi considerada a marca mais famosa e lucrativa da empresa Mattel, a ponto de ser considerada um grande ícone da cultura pop. Diante de seu sucesso a boneca já recebeu várias coleções, roupas,penteados,maquiagens, cenários, e amigos. A cada ano se tornava mais contemporânea.

Em 1961, deu início ao desenvolvimento de sua família com a chegada do namorado Ken, que ao lado de Barbie sempre acompanhou a moda da época, variando o corte do cabelo de acordo com o último estilo.

Em 1963 Barbie surgiu sua primeira amiga, a Midge (Viky, na versão brasileira) e em 1964 a boneca recebeu sua primeira irmã caçula, a Skipper. Ambas criadas atendendo a pedidos, para evitar uma polêmica de que dizia que a boneca era um símbolo sexual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Barbie também ganhou seus próprios filmes, quadrinhos, jogos eletrônicos e desenhos animados. Desde o início dos anos 2000, Barbie tornou-se protagonista de uma longa série de filmes em animação vendidos por meio de DVDs, mas também transmitido em canais de televisão. Nos Estados Unidos tiveram diversas ocasiões que alguns filmes foram transmitidos em canais como Nickelodeon e Boomerang. No Brasil os filmes já passaram por canais como Rede Globo, SBT e Cartoon Network (estes dois últimos ainda permanecem a transmitir os filmes com bastante frequência).

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

Loura ou morena, esbelta ou acima do peso, princesa ou bombeira, ela não deixa de encantar as meninas de hoje, em um constante esforço por se manter atual, apesar das controvérsias.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

Em Junho de 2018, Mattel lançou a Barbie Engenheira robótica para ‘encorajar’ meninas a aprender programação. A Barbie Engenheira Robótica, vestida de calça jeans, camiseta, jaqueta jeans e usando óculos de proteção, vem com seis lições de programação grátis inspiradas na Barbie e planejadas para ensinar lógica, resolução de problemas e programação por montagem de blocos.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com
Barbie Engenheira de Computação

“Em uma indústria onde um sucesso dura hoje de três a cinco anos, 60 anos é extremamente importante”, disse Nathan Baynard, diretor de marketing global da boneca. Apesar da concorrência cada vez mais feroz, a cada ano são vendidos 58 milhões de exemplares em mais de 150 países. É uma marca tão conhecida quanto a Coca-Cola ou o McDonald’s, explicou o executivo.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

A linha Barbie Fashionistas ganhou uma coleção com bonecas com deficiências físicas – Barbie na cadeira de rodas e com prótese na perna. Além disso, a boneca terá variedade de tons de pele, estilos de cabelo e looks da moda.

Kim Culmore, vice-presidente de Design da Barbie, na Mattel, diz que a inclusão no portfólio das Barbies com deficiências físicas tem o objetivo de representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor. “Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é um componente essencial de nosso processo de design e estamos orgulhosos por saber que as crianças de hoje conhecerão uma imagem diferente da marca”, disse Kim.

barbie inclusivBarbie completa 60 anos - bernadetealves.com

Lisa McKnight, diretora-geral da marca Barbie no mundo, diz que hoje 55% das bonecas vendidas “não têm cabelo loiro nem olhos azuis”. A Mattel tem mais de 100 pessoas trabalhando no seu estúdio de design em El Segundo, um enorme edifício semelhante a um hangar, entre o Aeroporto Internacional de Los Angeles e uma rodovia.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

A empresa Mattel, responsável pela fabricação da boneca, e a Warner Bros. vieram a público confirmar a Barbie no cinema em 2020. A australiana Margot Robbie foi selecionada para atuar no primeiro filme live-action da boneca Barbie, figura controversa e engraçada que tem feito sucesso há sessenta anos entre as crianças.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com
A atriz Margot Robbie viverá Barbie no cinema

“Margot é a produtora e atriz ideal para trazer Barbie à vida nas telas de uma maneira totalmente nova e relevante para o público de hoje.” declarou Toby Emmerich, presidente da Warner Bros.

O longa-metragem será produzido pela LuckyChap Entertainment, empresa de Robbie Margot em parceria com seu marido, Tom Ackerley, e o produtor Josey McNamara. Dessa forma, a estrela do cinema de apenas 28 anos também irá fazer sua contribuição atrás das câmeras.

Barbie completa 60 anos - bernadetealves.com

A sessentona Barbie continua influenciando e com presença marcante. Nos dias de hoje ainda há comparações e citações da boneca mais vendida do mundo e que ajudou a criar um padrão de beleza e estética. Costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira e bonita. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira e meiga.