Comando da PMDF entrega Medalha Tiradentes a personalidades de Brasília

Com o objetivo de prestar reconhecimento aos policiais militares que se destacaram no exercício de suas funções e incentivar para que continuem fazendo um bom trabalho para a comunidade, o Comando Geral da Policia Militar do DF entregou a mais elevada comenda da Polícia Militar do Distrito Federal.
A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes é destinada a condecorar cidadãos que contribuíram de forma relevante com as atividades desempenhadas pela Polícia Militar e com a segurança pública do DF. O evento marca a celebração de 210 anos da PMDF.
A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier faz parte da tradição da Polícia Militar do DF há mais de três décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando se a mais importante distinção honorífica da PMDF. Ela tem três graus, sendo a mais alta a Grã-Cruz, seguida pela Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro.

“Tiradentes sonhava por um Brasil melhor e morreu por amor a pátria, por seus companheiros”, disse a comandante da PMDF Sheyla Sampaio. A coronel Sheyla garantiu que os ideais de Tiradentes ainda estão presentes na Policia Militar do Distrito federal. “vocês devem acreditar, defender e honrar a nossa corporação. Afinal, somos muito mais que segurança”.
O governador em exercício Paco Britto foi condecorado pela coronel Sheyla Sampaio, com o grau Grã-Cruz, maior de todas as distinções da honra.“É uma satisfação muito grande tê-lo aqui”, disse a primeira comandante feminina da história da PMDF, Sheyla Sampaio.

O governador em exercício agradeceu a honra e reafirmou a importância da instituição. “É motivo de muito orgulho e alegria estar entre tantos homens e mulheres que contribuíram e contribuem de modo relevante na história dessa bicentenária corporação tão importante na vida da nossa capital. Tiradentes foi policial militar e patriota com objetivo de preservação da ordem pública. Perseguindo esse objetivo, a PMDF alcança todos os aspectos relativos à tranquilidade, salubridade e segurança da sociedade. E é por isso que sua atividade é nobre e grandiosa”, disse Paco Britto.

Além do governador em exercício Paco Brito também foram agraciados o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão, o Controlador-Geral do DF, Aldemario Araújo Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros do DF, Emilson Pereira dos Santos.

Também receberam a medalha Tiradentes: Ericka Filippelli, secretária da Mulher, Mateus Oliveira, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Severino Cajazeiras, de Atendimento à Comunidade, Anderson Torres, secretário de Segurança Pública, José Humberto Pires, secretário de Governo e Marcos Paulo Koboldt, chefe da Casa Militar.



Pela primeira vez, a homenagem foi destinada a militares com deficiência que continuam na ativa. Em momento comovente da solenidade, os pais do Tenente Herison Oliveira Bezerra receberam, emocionados, a medalha como homenagem pós-mortem das mãos de Paco Britto e de Sheyla Sampaio. O militar foi assassinado dentro de uma boate do Setor Arniqueiras, em Águas Claras, em abril deste ano.

A cerimônia que agraciou mais de 312 pessoas entre civis e militares, ocorreu no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, no Setor Policial Sul, no dia 03.

