Arquiteto brasiliense vence Architizer A + Awards Popular Choice

Samuel Lamas vence o Architizer A + Awards 2019 - Bernadete Alves

O arquiteto brasiliense Samuel Lamas, conhecido por desenvolver móveis onde a geometria funciona como elemento-chave, foi o vencedor do Architizer A+ Awards 2019, prestigiado prêmio internacional que elege o melhor da arquitetura e do design do ano em todo o mundo.

Samuel Lamas conquistou o título na categoria Produtos: Assentos Residenciais com a poltrona e o sofá Sônia. Inspirado no raciocínio geométrico adquirido na Itália e nos traços de Brasília, o arquiteto e urbanista desenhou poltronas, sofás, cadeiras, mesas e um banco. Os móveis foram feitos de ferro, madeira e couro. Os traços e barras utilizados dão leveza às obras.

Samuel Lamas vence o Architizer A + Awards 2019 - Bernadete Alves
Móveis de Samuel Lamas

Lamas foi escolhido dentre os mais de 5 mil inscritos, por um  júri de peso, como Denise Scott Brown, Bjarke Ingels e Tom Kundig, além de profissionais de outros setores como Tony Hsieh (CEO da Zappos), Yves Behar (Fuseproject), John Edelman (CEO da Design Within Reach), Cameron Sinclair (Architecture for Humanity) e Barry Bergdoll (MoMA). Architizer A + Awards Popular Choice considerou os ganhadores “líderes do setor e visionários mais influentes do ano”.

Samuel Lamas vence o Architizer A + Awards 2019 - Bernadete Alves
Casa 28, Setor de Mansões Dom Bosco

Samuel ganhou, em 2017, o concurso de design Best Interior of Latin America and the Caribbean Competition pelo projeto da Casa 28, localizada no Setor de Mansões Dom Bosco. A residência no Lago Sul projetada por Lamas tinha piso de ladrilho hidráulico extraído da terra vermelha do Planalto Central , e o cerrado do entorno foi preservado e se transformou em quadros nos imensos janelões de vidro das paredes de concreto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Samuel executou a obra em parceria com o pai, o engenheiro Ruy Lamas. O viral arquitetônico da casa rendeu artigos em revistas especializadas em mais de 20 países, da Ásia, da Europa e das Américas. O engenheiro civil Ruy Lamas é o sócio-fundador, e seu filho, o arquiteto e urbanista Samuel Lamas, é o diretor criativo e responsável pelo escritório Lamas. A  Equipe Lamas, fundada em 1987 em Brasília, começou atuando nos campos da construção civil e da incorporação. A partir de 2010 passou a criar e elaborar projetos arquitetônicos e de design.

Samuel Lamas vence o Architizer A + Awards 2019 - Bernadete Alves
Sofá Sônia de Samuel Lamas

“Ser finalista de uma premiação tão importante já era uma honra. Vencer a votação popular com mais de 400 mil votos, em todo mundo, foi um reconhecimento incrível!”, declara Samuel. Samuel diz que a vitória é resultado de um trabalho em equipe e agradece à Studio Mais Móveis e à arquiteta Denise Zuba pela parceria. “Ela apostou nessas peças e na minha família, sempre me ajudou e me incentivou a empreender.”

“Este assento contemporâneo é projetado com raciocínio geométrico e arquitetônico. A leveza é garantida pelos delicados perfis metálicos em forma de paperclip, que suavemente tocam o solo. A estrutura é forrada com couro atanado, macio ao toque, e as almofadas com camurça natural”, descreve a criação, considerada “honesta, elegante e confortável” por Lamas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A poltrona de Samuel Lamas pode ser conferida na decoração da Casa de Chá de Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes. As peças estão à venda na loja Quadra Interior, na QI 21 do Lago Sul.

O destaque internacional do brasiliense Samuel Lamas engrandece o urbanismo e a arquitetura da cidade. Parabéns!