BRB e GDF investem no basquete de Brasília, do Flamengo e CBB

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves
Governador Ibaneis Rocha durante programa “Brasília capital do basquete”, no Palácio do Buriti

Solenidade realizada nesta segunda-feira no Palácio do Buriti, pelo governador Ibaneis Rocha, teve por meta apoiar o basquete. O evento “Brasília capital do basquete” tem como base o patrocínio ao time de Brasília que disputa o Novo Basquete Brasília, o atual campeão, o Flamengo, bem como incentivar as seleções brasileiras da modalidade.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves
Presidente do BRB Paulo Henrique Costa, no lançamento do programa “Brasília capital do Basquete”, com governador Ibaneis

Na oportunidade o Banco de Brasília assinou dois contratos de patrocínio e um protocolo de intenções com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Os contratos de patrocínio foram firmados com os times de basquete profissional Universo/Brasília e Clube de Regatas Flamengo. Dirigentes e atletas dos dois clubes e da confederação participaram da solenidade de assinatura.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves

O protocolo de intenções com a Confederação Brasileira de Basquete tem como meta transformar Brasília no centro de treinamentos de todas as seleções brasileiras de basquete. A ideia é fazer com que os selecionados nacionais de todas as categorias, masculinos e femininos, usem a capital federal como ponto de preparação para competições internacionais. Há ainda a previsão da criação de um museu nacional do basquete brasileiro.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves
Lançamento do projeto “Brasília capital do Basquete”, no Palácio do Buriti

Além do governador Ibaneis Rocha, a cerimônia contou com a presença  do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; do secretário de Esportes, Leandro Cruz; da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; e do presidente da Liga Nacional de Basquete (NBB), Kouros Monadjemi, dentre outros secretários do GDF.

Há 10 anos o BRB apoia o basquete da cidade, por meio de patrocínio ao time do Universo/Brasília, que posteriormente veio a se chamar UniCeub/Brasília e, na temporada passada, retomou o primeiro nome com a saída do UniCeub. Esta é a primeira vez que o BRB, que tem tradição em apoiar equipes esportivas brasilienses, patrocinará um time de fora do DF.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves

A parceria permitirá que tanto o Flamengo quanto a seleção brasileira realizem jogos como mandante no Distrito Federal. A expectativa é de que 30% dos jogos do clube e da seleção sejam em Brasília. Treinos e eventos de ambos, no DF, também foram acertados.

O governador Ibaneis  falou sobre a importância de integrar os atletas de base, os alunos da rede pública e dos centros olímpicos ao profissional. Para o governador, é importante levar aos “centros olímpicos uma expectativa para as crianças de que elas podem vencer na vida e na carreira”.

“Queremos fortalecer o basquete e o Flamengo aqui em Brasília. Essa iniciativa é para incentivar um esporte que já tem identidade com a cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves
Presidente do BRB Paulo Henrique Costa durante lançamento do programa “Brasília capital do basquete”

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, disse que o projeto “Brasília Capital do Basquete” é algo maior, um programa. “É diferente porque envolve uma série de itens. Desde Brasília ser sede de treinos da seleção brasileira; o patrocínio aos times (Flamengo e Universo/Brasília); envolvimento dos centros olímpicos e escolas públicas com o BRB; e o quarto pilar que é trazer eventos para a capital do país”.

O valor total do patrocínio será de R$ 5,5 milhões. O BRB não  revela como vai ser feito a divisão dos valores, mas o banco será o patrocinador master da Seleção e das duas equipes que disputam o NBB. “Esse é um número que a gente não divulga, pois é um número comercial. O que quero deixar claro é que é um valor em linha individualmente e são valores inferiores ao que o BRB já gastou com basquete. O BRB agora passa a ser o banco do basquete brasileiro”, justificou  o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves
Ibaneis Rocha investe no basquete de Brasília, CBB e Flamengo

“Muitas vezes a gente fala em retorno, e a gente pensa em retorno financeiro. Como banco público, o outro benefício que o BRB vai ter é o de contribuir para o desenvolvimento do esporte na cidade. Essa parceira envolve os centros olímpicos e escolas públicas do DF também. O nosso objetivo é transformar a cidade em um celeiro do basquete”, disse o presidente do BRB.

Kouros Monadjemi, presidente da Liga de Basquete, disse que Brasília é a capital da modalidade. “Brasília consta em nossos livros como uma das fundadoras da Liga. Fico feliz que o time Universo/Brasília e o Flamengo detenham o maior número de títulos”.

BRB e GDF  investem no Basquete de Brasília e do Flamengo - Bernadete Alves
Governador Ibaneis Rocha com atletas e dirigentes do Flamengo, no Palácio do Buriti

O Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Delano Franco; o Diretor de Relações Governamentais do clube, Aleksander Santos; o Diretor de Marketing, Mauricio Portela; e o Gerente Comercial de Esportes Olímpicos, Fabiano Leal, além do armador Franco Balbi e o ala-pivô Olivinha, campeões do NBB 11, representaram o Rubro-Negro na cerimônia em Brasília.