Solenidade no Parque da Cidade marca o incentivo ao Aleitamento Materno
O GDF lançou neste domingo a Campanha Agosto Dourado de incentivo ao Aleitamento Materno durante solenidade no Parque da Cidade com a presença da primeira-dama, Mayara Noronha, madrinha do Agosto Dourado, que levou o filho Mateus, de 7 meses, junto com centenas de mães que levaram seus bebês para mostrar a importância do aleitamento materno.

Mãe de Mateus Noronha de Albuquerque Rocha, de sete meses, a primeira-dama Mayara contou sua experiência com a amamentação do primeiro filho: “Como mãe de primeira viagem, sofri bastante, mas tive uma rede de apoio muito boa. Mateus nasceu, e 15 dias depois, eu estava na posse [do governador Ibaneis Rocha] de salto alto. De lá para cá, a vida ficou muito agitada; seria muito mais fácil desistir da amamentação, mas eu insisti, estava sempre com minha bombinha e consegui. A gente sabe da dificuldade das mães que têm que trabalhar”.
A campanha Agosto Dourado está sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde e dura o mês todo. No Distrito Federal dura o mês todo. Agosto será dedicado a esclarecer as mulheres, seus companheiros e a sociedade sobre a importância da amamentação. A recomendação é que o leite materno seja o alimento exclusivo dos bebês até os seis meses de vida, preferencialmente complementando essa alimentação até os 2 anos de idade. O tema deste ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro”.
A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, elogiou o trabalho da primeira-dama, Mayara Noronha, no apoio às mães trabalhadoras e no incentivo ao aleitamento materno. Falou da importância de amamentar o bebê, ofereceu atendimento psicossocial às mães e informações sobre amamentação, no ‘ônibus lilás’ que percorre as regiões administrativas.

As políticas públicas de incentivo à amamentação no Distrito Federal são realizadas durante todo o ano, razão pela qual o DF já se tornou referência em aleitamento materno. O índice nacional de mães que amamentam seus bebês exclusivamente com leite materno é de 49% e sobe para 61% no DF, onde 65% das crianças de até um ano são amamentadas, enquanto no Brasil a taxa é de 50%.

A coordenadora de Bancos de Leite Humano da SES/DF, Mirian Santos, disse que a mãe tem que saber que ela é capaz de alimentar seu filho e que o leite dela é suficiente sim. “Tem que acabar aquela história das pessoas dizerem que se o bebê está chorando é por fome. Também é preciso mudar a ideia de que ser mãe é padecer no paraíso. Amamentar é o paraíso. Se está doendo, algo está errado e é preciso buscar ajuda do banco de Leite”, disse Mirian.
O governador Ibaneis Rocha se comprometeu a montar um plano, com a Secretaria de Saúde (SES/DF), para instalar uma sala de amamentação em todos os órgãos do GDF. “Dentro da nossa realidade e da importância do tema, vamos buscar os espaços, principalmente nas secretarias mais movimentadas, e atender o pedido”, declarou o governador.

Durante o lançamento da campanha Agosto Dourado, o governador Ibaneis Rocha anunciou um investimento de R$ 2 milhões em obras para revitalizar o Parque da Cidade. As melhorias, segundo ele, serão efetuadas enquanto o GDF faz estudos para implementar uma Parceria Público Privada (PPP) no local.
“Já estamos melhorando bastante o parque com a ajuda da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso [Funap], que está aqui, junto à administração [do Parque da Cidade], fazendo serviços emergenciais, mas já determinei a colocação de mais recursos para fazermos uma revitalização inicial ”, afirmou Ibaneis. “Sabemos que a PPP demanda estudos que demoram um pouco mais, e a decisão final será discutida com a população, pois esse é um espaço da cidade que as pessoas amam”, disse o governador.
É muito bom saber que o GDF vai cuidar ainda mais o local que acolhe os brasilienses de todas as idades e proporciona saúde e qualidade de vida.