ABRIG entrega Prêmio Marco Maciel 2019 com simbolismo no Panteão da Pátria
A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), criada há 12 anos, entregou na noite do dia 13, durante solenidade no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, o “Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre Público e Privado”, ao som da Orquestra da Marinha e com histórias comoventes projetadas na cúpula do monumento.

O prêmio Marco Maciel foi criado para valorizar e propagar a importância da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Brasil, premiando instituições que, por intermédio de personalidades, profissionais, acadêmicos, autoridades públicas e jornalistas, venham a colaborar de forma ética, transparente e legal com o fortalecimento da atividade.
A premiação anual e de abrangência nacional, lançada pela ABRIG, destaca as melhores práticas do mercado de RIG e aqueles que agem com profissionalismo seja em âmbito público, privado, bem como inerentes à atuação de autoridades públicas e políticas de governo.


Os finalistas do Prêmio Marco Maciel foram: Câmara dos Deputados, Procuradoria Geral do DF e Tribunal de Contas da União, na categoria RIG em Organização Pública; Consult Master Dominum, Grupo Edson Queiroz e Neoenergia, na categoria RIG em Organização Privada ou Mista; Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM, Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e Fórum do Meio Ambiente do Setor Elétrico, na categoria RIG na Sociedade Civil Organizada; Fundação Getúlio Vargas, Marista Centro-Norte e FGV-Livro Trabalhos Acadêmicos Selecionados, na Categoria Instituição de Ensino em RIG; Correio Braziliense, Portal Jota Info e SIGALEI, em Jornalismo Sobre a Atividade de RIG; e Confederação Nacional da Indústria – CNI, RIG em Atividades Internacionais (Homenagem Mérito RIG Histórico), foram anunciados, na solenidade conduzida pela vice-presidente da entidade, Ivonice Aires Campos Dias.

Guilherme Cunha Costa, presidente da ABRIG, agradeceu a presença dos ilustres convidados, dos associados e parabenizou as empresas e profissionais que se destacaram por sua atuação no país no quesito ética e transparência.

Agradeceu o ex-vice-presidente da República Marco Maciel que emprestou seu honroso nome para homenagear a democracia brasileira.“Marco Maciel praticava a política como ação missionária em todos os cargos que ocupou. Um homem público respeitado pelos relevantes serviços prestados às instituições e ao país”. Guilherme Cunha Costa disse que o prêmio é um agradecimento ao ilustre brasileiro.

O presidente da ABRIG afirmou que apoiar iniciativas que promovam a transparência e a ética é bom para o cidadão, para as instituições e para o Brasil. “Seria impensável há poucos anos imaginar inúmeras autoridades, profissionais e formadores de opinião reunidos em praça pública para premiar o diálogo, a ética e a transparência entre o setor Público e o Privado. O Prêmio Marco Maciel visa reconhecer ações concretas que demonstram como a força desses dois setores é potencializada quando caminham juntos num mesmo propósito”, declarou.

“Estas são iniciativas louváveis que honram o nome do nosso homenageado. É um marco, na Praça dos Três Poderes, celebrar a ética e a transparência”, declarou Guilherme Cunha Costa.

O ex-senador Marco Maciel, que encontra-se em tratamento de saúde, foi representado pela esposa Anna Maria Maciel e pelos filhos João Maurício, Gisela e Maria Cristiana, e netos João Pedro, Luiza, Maria Isabel e Marco Maciel Neto. A trajetória de êxito do político que também governou Pernambuco, foi mostrada em vídeo institucional projetado no Panteão da Pátria.

O amigo e poeta Marcos Vinícios Rodrigues Vilaça, ex- presidente do Tribunal de Contas da União e atual membro da Academia Brasileira de Letras celebrou o trabalho realizado por Marco Maciel como gestor público e enumerou seus predicados e exemplos de cidadania na longa trajetória política. “Leal, discreto, articulador,agia com destemor perante as dificuldades e personificava o trabalho”.

O advogado e professor, ressaltou que o pernambucano Marco Maciel sempre colocou os interesses do Estado acima do privado e das amizades. “Íntegro de vida e puro de crime”, disse Vilaça. A homenagem tocou o coração não só dos familiares de Marco Maciel como de todos os presentes na iluminada noite na Praça dos Três Poderes.

Os vencedores do Prêmio Marco Maciel – Edição 2019 foram: Tribunal de Contas da União (TCU) em Organização Pública; a Neoenergia em Organização Privada ou Mista; a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) em Sociedade Civil Organizada; a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Ensino em RIG; a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Atividades Internacionais, e o Portal JOTA INFO em Jornalismo Sobre a Atividade de RIG.

Para entregar os prêmios a ABRIG convidou: Vicente Santini, da Casa Civil da PR, Senador Rodrigo Pacheco, Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, a senhora Anna Maria Maciel, a ex-senadora Ana Amélia Lemos. Wilson de Almeida da APEX Brasil, Leandro Mode, do Itaú.


O ministro José Múcio Monteiro Filho, presidente do Tribunal de Contas da União, falou da sua admiração pelo grandioso político brasileiro, Marco Maciel e disse que a Instituição está orgulhosa em receber tão importante premiação.

O senador Rodrigo Pacheco, líder do DEM no Senado, ao entregar o troféu para a Associação Brasileira da Indústria Química, também enalteceu o político que fundou e presidiu o seu partido.

O deputado Federal Eduardo Bolsonaro, ao entregar o Prêmio Marco Maciel para a Confederação Nacional da Indústria, também fez homenagem ao ilustre político e parabenizou a ABRIG pela feliz iniciativa.

A ex-senadora Ana Amélia Lemos, jornalista de profissão, foi a escolhida para entregar o Prêmio Marco Maciel para o repórter Guilherme Pimenta, do JOTA Info. Ana Amélia lembrou da maneira cordial e respeitosa que Marco Maciel recebia a imprensa. Como Senador, Ministro de Estado e Vice-Presidente da República, tinha a mesma postura.

Após a entrega dos prêmios os homenageados, convidados e autoridades confraternizaram com a excepcional apresentação da Orquestra da Marinha, vinda do Rio de janeiro, especialmente para a ocasião.

Uma festa belíssima em favor da ética e transparência na democracia brasileira. Parabéns Guilherme Cunha Costa e Ivonice Campos Dias por comandarem tão bem a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.







