GDF proporciona estudo da Constituição Brasileira à população do Varjão

A Constituição Federal, instituto normativo mais importante do ordenamento jurídico brasileiro, fez 31 anos e ainda grande parte da população não sabe da sua importância. A lei máxima regulamenta e limita as relações entre os poderes, ao mesmo tempo em que estabelece os direitos e deveres dos cidadãos e é fundamental para a organização da vida em sociedade.
Em função disso a Vice-Governadoria do Distrito Federal resolveu proporcionar aulas gratuitas de Direito Constitucional para às regiões vulneráveis do Distrito Federal. Uma iniciativa bem-vinda porque é importante refletir a respeito dos avanços obtidos tanto no que se refere aos direitos e garantias fundamentais quanto em relação aos direitos coletivos que passaram a fazer parte dos objetivos programáticos do Estado Brasileiro pela sua inclusão no ordenamento constitucional.

As aulas gratuitas iniciaram ontem dia 26/10, no Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01), no Varjão, os encontros ocorrerão, entre 8h e 12h, com pessoas que queiram estudar a Constituição Brasileira e para quem deseja prestar concurso público. A iniciativa do gabinete do vice-governador, Paco Britto, conta com o apoio da Biblioteca Nacional de Brasília, por meio do programa BNB Extensão, da Secretaria de Estado de Educação e da Administração Regional do Varjão.
O BNB Extensão já atuava com o programa BNB Línguas Estrangeiras – com aulas gratuitas de francês, inglês, espanhol e japonês na sede da biblioteca, no Plano Piloto. Por determinação do vice-governador, a Subsecretaria do Patrimônio Cultural, por meio da Biblioteca Nacional de Brasília, realizará o curso de Direito Constitucional para atender a população residente nas regiões administrativas, que precisam de qualificação, mas enfrentam dificuldades para chegar ao centro de Brasília.

Para o vice-governador Paco Britto, a qualidade de vida, por meio da educação, é primordial. “O governo Ibaneis quer cuidar das pessoas, principalmente, das menos favorecidas. E a melhor forma de fazer isso é fomentar a cultura e a educação, oferecendo cursos gratuitos de qualidade à população”, destaca Paco Britto.
A advogada Ana Paula Hoff, vice-primeira-dama do Distrito Federal participou da aula inaugural junto com a administradora regional do Varjão, Tia Nair e o advogado Cristian Brayner, especialista em Direito Constitucional, que vai ministrar as aulas. Até agora há 224 inscritos vindos de várias localidades do DF.

O professor Cristian Brayner, atual subsecretário do Patrimônio Cultural do DF, fala da importância de levar conhecimento a uma região com maior vulnerabilidade social. “O Varjão é, hoje, uma das localidades com menor IDH do DF, com índice de desemprego muito alto. Na localidade, por exemplo, não tem biblioteca e só há um colégio”, diz Brayner.
“Queremos que as pessoas passem a frequentar naturalmente as bibliotecas e museus do Distrito Federal. Ofertamos, para isso, o curso, que é também uma oportunidade de crescimento. É um projeto laboratorial que traz mobilidade social”, declara o professor.

O curso gratuito acontece CEF 01 – Varjão – Qd 07 – Conjunto A– Lote 02 – Área Especial, aos sábados, das 8h às 12h e não é restrito aos moradores do Varjão e não há limite de participações. Os cadastros podem ser feitos pela internet ou, pessoalmente, na Administração Regional do Varjão. Mais informações pelo (61) 3901-7543 (CEF 01) ou Biblioteca Nacional de Brasília: www.bnb.df.gov.br