Dia Nacional da Poesia: importante patrimônio cultural e educativo

Dia Nacional da Poesia - um importante patrimônio cultural e educacional - Bernadete Alves

O 31 de outubro foi instituído pela Lei 13.131/2015, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional da Poesia. A data é em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira, nascido no dia 31 de Outubro.

Drummond de Andrade ficou conhecido por ser um dos principais nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

A poesia preserva a memória e as tradições. Em uma sociedade onde a oralidade era a base do processo educativo, os poetas eram considerados os primeiros educadores do mundo antigo. Antônio Frederico de Castro Alves, baiano, lutou por causas nobres, tais como a defesa da República, e ficou conhecido como o poeta dos escravos.

 

Castro Alves é o poeta da liberdade, crítico do latifundiário e da escravidão. Cecéu, como também era conhecido, esteve à frente do seu tempo com seus versos críticos, libertários, corajosos e românticos que o fizeram entrar para nossa História. Apesar de morrer muito jovem, vítima de tuberculose,aos 24 anos, o poeta deixou vasta literatura como Navio Negreiro (1869), Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883), Vozes da África, Canto da Esperança, entre outras importantes obras. Um legado de luta e resistência democrática contra os tiranos e usurpadores dos direitos do povo.

Dia Nacional da Poesia - um importante patrimônio cultural e educacional - Bernadete Alves
Poeta Castro Alves

A poesia brasileira é um dos nossos patrimônios culturais. São inúmeros os nomes reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente. Esses autores são responsáveis por, em períodos distintos, contar a história do povo brasileiro e apresentar suas impressões sobre o mundo e os outros. Alguns nomes tiveram maiores destaques, como Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade, poetas que embelezam a literatura brasileira.

Dia Nacional da Poesia - um importante patrimônio cultural e educacional - Bernadete Alves
Carlos Drummond e Pedro Nava, na Praça da Poesia em BH. Esculturas de Léo Santana

Drummond veio bem depois de Castro Alves. Nasceu no dia 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira, Minas Gerais, e destacou-se por sua escrita repleta de ironia, sarcasmo e humor. O autor também merece lugar de prestígio por ter sido um dos ícones do movimento modernista no Brasil.

Em conjunto com outros escritores, em 1925, mesmo ano de seu casamento com Dolores Dutra de Moraes, fundou um dos mais importantes veículos de informação para consolidação do modernismo no país tupiniquim, A Revista. Em 1930, ele publicou seu primeiro livro, Alguma Poesia. A partir daí, Drummond só nos trouxe mais arte.“Infância”, “Amar”, “Itabira”, “No meio do caminho” e “Poema de sete faces” são alguns dos poemas mais apreciados pelos leitores.

Dia Nacional da Poesia - um importante patrimônio cultural e educacional - Bernadete Alves

Nos dias de hoje a sociedade possui mais ferramentas de troca de informações. Mesmo assim a oralidade, a poesia e as atividades culturais em praça pública precisam ser preservadas e ser ponto de encontro entre intelectuais e artistas.

Dia Nacional da Poesia - um importante patrimônio cultural e educacional - Bernadete Alves
Estatua de Carlos Drummond de Andrade ao amanhecer, Copacabana, Rio de Janeiro

Neste Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e deixar aflorar o poeta que existe dentro de nós.