Brasil comemora 130 anos da Proclamação da República

O Brasil comemora nesta sexta-feira, 15 de Novembro, o aniversário de 130 anos da Proclamação da República. Nesta mesma data em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares.

Em 1889 foi instaurado o regime republicano presidencialista no governo do país, o que significou o fim da Monarquia Constitucional Parlamentar. Com o ato, o então chefe de estado, imperador Dom Pedro II, foi destituído e recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.

Foi um momento marcante para a história do nosso país que jamais será esquecido. A palavra república, vem do latim e significa “coisa pública”. Na República o povo é soberano, governando o Estado por meio de representantes investidos nas suas funções em poderes distintos.

O Hino da proclamação da República nos fala sobre liberdade e esperança de um futuro melhor. Neste dia 15 é importante lembrar que a República se constrói todo dia, na defesa da democracia, da liberdade e da igualdade de oportunidades. Vamos refletir sobre o país que temos e o que queremos.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Brasil comemora 130 anos da Proclamação da República - Bernadete Alves
Brasil comemora neste 15 de Novembro, 130 anos da Proclamação da República

Todo ano o 15 de novembro é considerado feriado nacional por determinação da legislação brasileira. Em 14 de janeiro de 1890, foi emitida a primeira lei reconhecendo o dia como feriado. Essa lei foi o Decreto nº 155-B, que determinou o feriado como um dia para celebrar a “pátria brasileira”.

Em 19 de dezembro de 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foi aprovada a Lei nº 10.607, que cita todos os feriados nacionais do Brasil, sendo o 15 de novembro um deles.