GDF promove Semana de Combate à Corrupção para melhorar Serviços Públicos

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha na abertura da V Semana de Combate à Corrupção, na sede da Academia do Corpo de Bombeiros

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) está promovendo a V Semana de Integridade e Combate à Corrupção. A abertura foi feita pelo governador Ibaneis Rocha e pelo controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro e contou com a presença do comandante do corpo de bombeiros, Cel. Emilson Santos e o presidente do BRB Paulo Henrique Costa, dentre outros gestores públicos.

O evento que acontece na Academia do Corpo de Bombeiros,  tem como objetivo promover a discussão de temas no âmbito do controle interno e social que contribuam para o fortalecimento de mecanismos de erradicação de práticas ilícitas na administração pública. Representantes de órgãos do Governo do Distrito Federal  estão participando das discussões para melhorias nos contratos de gestão.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha na V Semana de Combate à Corrupção, na sede da Academia do Corpo de Bombeiros

Ibaneis Rocha elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Controladoria Geral do DF no combate às irregularidades cometidas na administração e reforçou a necessidade de se combater essas práticas deletérias. Ibaneis reforçou a importância da “cultura da integridade” nos processos licitatórios e chamou a atenção para a dificuldade de ”trabalhar dentro da licitude”.

“Tenho trazido para dentro do governo essa mentalidade de prestação de serviço objetiva, com o menor custo e maior objetividade possível”, afirmou. Ibaneis disse que a sua gestão enfrenta o desafio de combater as práticas ilícitas. “Não é fácil o combate, porque a corrupção no DF chegou a um nível tão baixo que penetra nas camadas mais simples, desde o início dos processos de licitação, dos processos de compra”, declarou o governador.

“É um momento de transformação das instituições do DF. É preciso reforçar o combate a corrupção e a cultura da integridade dentro do nosso governo, como um exemplo que Brasília tem que ser para todo o país. Não é fácil combater a corrupção, não é fácil trabalhar dentro da licitude, mas estamos determinados a mudar a cultura. Essa cultura precisa ser modificada. O objetivo disso tudo é prestar mais serviços à sociedade e, principalmente, aqueles que mais carecem desses serviços, as pessoas mais pobres”, declarou o governador.

Ibaneis Rocha disse que é preciso pensar em uma nova forma de reestruturar o estado do DF. “Temos que ter a mentalidade de prestar mais serviços, nós cuidamos diariamente da vida de 3,2 milhões de pessoas. Seja na área de segurança, de saúde, de infraestrutura, temos que ter a atenção que o estado merece”. O governador falou que acertou na decisão de escolher o atual controlador-geral do DF. “Essa é uma função realmente muito difícil e que merece todo destaque e apoio.”

bernadetealves.com
Aldemario Araújo Castro, controlador-geral do DF, na abertura da V Semana de Combate à Corrupção, na sede da Academia do Corpo de Bombeiros

O controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, agradeceu a confiança e apoio do governador nas ações desenvolvidas pela CGDF no combate à corrupção e às irregularidades na administração. Ele falou sobre a complexidade do trabalho da CGDF, que atua nas áreas de correição administrativa, auditorias e inspeções, ouvidoria, transparência, controle social e combate à corrupção e, a partir da publicação do decreto do governador, no dia 29/11, também na área de Governança e Compliance. “Missão dada é missão cumprida. Vamos fazer o melhor possível nessas duas áreas”, declarou Aldemario Araújo.

O objetivo do evento é estimular a participação da sociedade em ações cidadãs e de controle social, para melhorar os problemas encontrados e replicar boas práticas.

As palestras acontecerão até quinta-feira com rodas de conversa, lançamentos, prêmios e painéis que abordaram os temas como “A integridade como elemento essencial de prevenção à corrupção”, e “Inovações Tecnológicas no Combate à Corrupção”.

GDF promove Semana de Combate à Corrupção -Bernadete Alves
Presidente do BRB Paulo Henrique Costa, na abertura da V Semana de Combate à Corrupção, na sede da Academia do Corpo de Bombeiros

O presidente do BRB Paulo Henrique Costa falou do compromisso anticorrupção da instituição.Para combater as práticas ilícitas ligadas à corrupção, Paulo Henrique disse que foi criado o Programa de Integridade, lançado no dia 27 de setembro deste ano.

O Banco de Brasília S.A por intermédio do seu Programa de Integridade se compromete a: Observar os valores institucionais relativos à ética e à transparência; Desenvolver produtos e serviços de forma a inibir sua utilização para práticas ilícitas ligadas à corrupção; Efetuar controles internos que assegurem a pronta elaboração e a confiabilidade dos relatórios e demonstrações financeiras; e Disseminar uma cultura sobre integridade e ética aos empregados para que estejam sempre conscientes da relevância e importância da integridade em suas atividades.

A V Semana de Integridade e Combate à Corrupção vai até o dia 05. No encerramento acontece a premiação do Índice de Transparência Ativa, criado para ranquear as instituições que mais se destacaram na publicação espontânea de informações de transparência ativa, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI).

Fotos : Renato Alves/Agência Brasília e Breno Esaki/Sec de Saúde