Consumir vegetais crucíferos diminui risco de câncer

bernadetealves.com

Os hábitos alimentares saudáveis estão cada vez mais populares. As pessoas têm se preocupado com a sustentabilidade e a saúde e estão dando preferência a comida natural como vegetais e grãos.Entre os adeptos da dieta equilibrada, que cabe no bolso e proporcione benefícios, estão os atletas de elite e pessoas acima de 50 anos.

bernadetealves.com

De acordo com nutricionistas, os vegetais folhosos e crucíferos verde-escuros são ótimas fontes de nutrientes, por conterem uma grande quantidade de carotenoides – antioxidantes que protegem as células e desempenham papéis importantes no bloqueio dos estágios iniciais do câncer. Eles também contêm altos níveis de fibra, ferro, magnésio, potássio e cálcio. Além disso, esses vegetais têm baixos teores de sódio e colesterol.

São vegetais crucíferos: brócolis, couve, agrião, rúcula, repolho, acelga, couve-flor, couve-de-bruxelas, folhas de mostarda, nabo e rabanete.

bernadetealves.com

Os vegetais verde-escuros fornecem uma boa quantidade de folato, uma vitamina B que promove a saúde do coração e ajuda a prevenir certos defeitos congênitos no feto durante a gestação. Os níveis de vitamina K nos vegetais de verde-escuros também proporcionam uma série de benefícios para a saúde, como a prevenção de osteoporose e de doenças inflamatórias.

Além da presença de antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, os vegetais crucíferos também contam com uma substância chamada sulforafano, que tem como uma de suas funções estimular as enzimas do organismo que são capazes de impedir a ação de agentes cancerígenos.

bernadetealves.com

Além da função de impedir a ação das células cancerígenas, os vegetais crucíferos também são indicados para aumentar a proteção do sistema imunológico – o que torna o organismo livre da ação de agentes nocivos que causam doenças, como gripes e até problemas mais sérios, por melhorar seu mecanismo de defesa.

Outra vantagem desse grupo de alimentos está diretamente ligada à saúde do coração. Pesquisas – como uma que foi feita com mulheres chinesas e publicada na revista Journal of Academy of Nutrition and Dietetics em 2014 – constataram que ele diminui os riscos de doenças no sistema cardiovascular por ter ação anti-inflamatória.

Vegetais crucíferos diminui risco de câncer -  Bernadete Alves

Além do mais, eles contam com uma boa quantidade de fibras em sua composição. Por isso, podem ser verdadeiros aliados de quem deseja se alimentar do jeito certo por aumentarem a sensação de saciedade.

Alimentos fundamentais no cardápio de quem quer seguir uma alimentação saudável e com os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Estes vegetais são chamados de crucíferos porque têm uma espécie de formato de cruz na superfície como é o caso do brócolis, da couve-flor, da rúcula, do nabo e do agrião, por exemplo.

bernadetealves.com

As verduras são consumidas desde os tempos pré-históricos, mas só ganharam um valor especial e formas diversas de preparo após o século 17, nos Estados Unidos. Hoje em dia, são preparadas em centenas de receitas e apreciadas no mundo inteiro. Além disso, o conhecimento acerca de seus benefícios são vastos nos tempos atuais.

Estudos comprovam que os vegetais, de uma forma geral, possuem poucas calorias e carboidratos. Ou seja, tais características fazem deles um alimento ideal para alcançar e manter um peso saudável. A quantidade de fibras nesses alimentos também são significantes, o que beneficia o sistema digestivo e ajuda na saúde intestinal.

bernadetealves.com

Ingerir um prato de salada antes de qualquer refeição é uma ótima estratégia para aumentar a saciedade e fazer com que a digestão dos alimentos seja mais lenta, diminuindo os níveis de açúcar no sangue.