Brasiliense Lui Veronese é finalista do reality Mestre do Sabor

O programa Mestre do Sabor comandado pelo renomado chef Claude Troisgros, na TV Globo, chega a grande decisão, nesta quinta-feira (26/12), e será transmitido ao vivo depois da novela Amor de mãe e também será exibido simultaneamente no GNT. O Brasil vai conhecer o grande campeão do Mestre do Sabor, primeiro reality de gastronomia da Rede Globo.
O brasiliense Lui Veronese é um dos finalistas junto com o catarinense Dudu Poerner, o paulista Gabriel Coelho e o mineiro Djalma Victor.Quem se sair melhor na avaliação de Claude e dos jurados Leo Paixão, José Avillez e Kátia Barbosa vai levar para casa R$ 250 mil.

O filho de italianos, o brasiliense de 31 anos Lui Veronese começou a cozinhar ainda criança e direcionou toda a sua vida para a gastronomia. Se formou em Administração para poder abrir seu próprio restaurante. Depois de formado, trabalhou em alguns dos restaurantes mais importantes no mundo, em países como Inglaterra, Holanda e Espanha. Fez pós-graduação em Gastronomia Criativa em Barcelona e, entre 2015 e 2016, ganhou sete prêmios, entre eles o de Chef Embaixador de Brasília. Também foi eleito em 2016 um dos cinco Chefs revelação do Brasil.
Ao todo 24 Chefs profissionais participaram do programa. Eles mostraram todo o talento ao elaborar diferentes pratos, valorizando a cultura e a gastronomia nacional. Da estreia até a grande final desta quinta, o programa contou com seis fases.

A etapa intitulada Na pressão no dia 10 de outubro sob o comando de Claude Troisgros e o brasiliense Lui Veronese chegou à final levando, sempre que possível, o cerrado para os pratos apresentados. A vaga para a decisão foi conquistada numa prova em que cozinhou PANCs.
“Estava radiante, foi uma euforia, um dos momentos mais incríveis da minha vida. O momento em que você é escolhido finalista, é uma força muito grande, cada desafio vencido vai ficando mais intenso, mais emocionante”, afirmou Lui ao GShow após a prova.

Em entrevista ao Próximo Capítulo quando o programa começou, Lui contou que “Brasília precisa de uma identidade e acredito que usar os produtos frescos que temos naturalmente em nossa região, o cerrado, pode criar essa cultura.”
O chef Lui Veronese sempre defendeu os sabores do cerrado em restaurantes em que comandou a cozinha na capital federal. Agora, ele está expandindo as fronteiras de sua cozinha. Não num restaurante, mas num reality show. Ele representa a cidade no Mestre do sabor, programa em que defende o time do português José Avillez.

O mineiro Djalma Victor disse ao GShow que o afeto é um dos seus principais ingredientes. “Entendi uma coisa que é muito legal: não estou indo para a final, estou indo cozinhar com meus amigos”. Djalma é sócio de três restaurantes em Belo Horizonte.

O catarinense Dudu Poerner é considerado o mais carismático do quarteto finalista. Ele está sempre brincando com a plateia e chamando a torcida para si. “Hoje tenho restaurante com uma estrutura linda, mas nada veio fácil para mim na minha vida. Foi difícil, batalhado, achei que não ia conseguir, mas venci. E no Mestre do sabor está sendo igual”.

O paulista Gabriel Coelho, de 31 anos, está prestes a subir no altar e a abrir o próprio restaurante. Antes, porém, pretende vencer o Mestre do sabor. Para isso, o rapaz precisará ir além das panelas, pois ele vem se destacando no reality show por ficar nervoso ao ponto de atrapalhar as provas. “Não sei qual vai ser o tema, a prova, mas vou tentar cozinhar coisas que remetam à minha família”.