Torneio Arimateia de Futsal chega a 40ª edição com sucesso absoluto

O Taguaparque foi palco da 40ª edição do Torneio Arimateia de Futsal, durante 21 dias ininterruptos e com mais de 330 partidas. O torneio criado em 1979 por José de Arimatéia de Lima, como uma brincadeira entre amigos na QNF, em Taguatinga, se tornou o maior do Centro-Oeste e faz parte do calendário oficial de eventos da capital do país e fecha o calendário esportivo do DF, com partidas entre o Natal e ano novo.

Chuteira no pé, camisa especial, paixão pelo futebol, tradição na cabeça e bola na quadra, atletas de várias gerações disputam com satisfação o Arimateia, um torneio desportivo ímpar que promove o encontro de mais de dois mil atletas profissionais, amadores e veteranos de todo o país, divididos em equipes de 12 categorias, – desde Sub-7 até os masters, inclusive feminino. A final foi no Domingo 05 com a entrega dos troféus aos vencedores.


O criador e organizador do evento, José de Arimatéia de Lima, diz que o torneio é um pedaço da sua vida. E ele tem razão porque é o instrumento de promoção da disputa saudável, do companheirismo e da inclusão. ” É muita emoção, é inexplicável, é muito amor. Eu jamais imaginaria que fosse chegar onde chegou. Hoje, o evento é conhecido nacionalmente”, afirma.


Arimatéia conta que foram seis anos de brincadeira, com alguns petiscos e amigos reunidos. “Depois, quando passei a ter apoio do governo e da iniciativa privada, zeramos e agora fazemos 40 anos de competição oficial com apoio das mais altas autoridades da capital da República”, declara Arimatéia.
O responsável por esta saudável integração entre pessoas de várias idades diz que quer ter saúde para continuar proporcionando alegria e bem-estar e poder ver novos talentos surgindo no DF.
Para comemorar os 40 anos da competição, o evento teve melhoria tecnológica, com câmera especial para checar os lances feitos em quadra, gravação dos jogos e transmissão ao vivo.
O governador em exercício Paco Britto acompanhou parte das finais da 40ª edição do Torneio Arimateia de Futsal e participou da premiação. “Aqui é o celeiro do futebol de Brasília e até do Brasil. Nasceu há 40 anos, em uma brincadeira, e virou tradição. Temos que prestigiar o evento e o esporte, que está em evolução. Temos grandes jogadores que saíram daqui. O Arimatéia é importante não só para Taguatinga, mas para todo o DF”, declarou o governador em exercício, na arena.

“Taguatinga move paixão por futsal. Aqui, reunimos, em média, sete mil torcedores nos três últimos dias. Isso movimenta a cidade durante 15 dias. O comércio sente a pujança desse torneio, disse o administrador Regional de Taguatinga, Geraldo Araújo.

O Governo do Distrito Federal mantém parceria com Torneio Arimatéia. Nesta edição, a Corretora Seguros BRB foi patrocinadora, mas o orçamento também conta com a colaboração de empresários e comerciantes de Taguatinga.
Além disso, o evento de quase um mês teve o apoio da Administração Regional de Taguatinga, da CEB, Caesb, DER, Detran-DF, do SLU, da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar.
Fotos : Joel Rodrigues/Agência Brasília